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Processo de certificação ISO

Processo de certificação ISO

Se você já implementou o sistema de gestão agora é necessário conhecer o processo de certificação ISO

Após a implementação do sistema de gestão seja qualidade, ambiental, segurança e saúde ocupacional, antissuborno, etc, chega a hora da empresa a ser certificada buscar uma certificadora ISO para certificação, as etapas são as seguintes:

Emissão da Proposta Comercial

A certificadora irá emitir uma proposta de certificação de acordo com o perfil de sua empresa, baseado em normas internacionais para cálculo de auditoria. É importante verificar em proposta se todos os impostos estão incluídos e se não há nenhuma taxa escondida, na QMS deixamos esse processo totalmente transparente e sem surpresas.

Assinatura de Contrato

Após a aprovação da proposta comercial o contrato de certificação pelo período de três anos é assinado entre as partes e inicia-se o processo de certificação ISO.

pre-auditoriaPré-Auditoria

No ato da contratação a empresa pode optar por fazer uma pré-auditoria, auditoria na qual todas as técnicas de auditoria de certificação são aplicadas, porém não há caracterização de não-conformidades, e sim uma lista de observações para que a empresa possa atuar e se preparar melhor para auditoria de certificação ISO.

Fase 1

Uma auditoria basicamente de verificação de documentos, a documentação que constitui o sistema de gestão do cliente é examinada para determinar a adequação geral do cumprimento dos critérios de avaliação (as normas) e se o sistema de gestão têm condições de ser auditado na fase 2. O programa de auditoria, baseado no ambiente da empresa, áreas a serem visitadas e tempo aproximado é confirmado com o cliente.

Fase 2

Uma auditoria detalhada do sistema de gestão do cliente de forma abrangente é realizada, com visita as áreas da empresa, verificação de documentos, registros e entrevistas com colaboradores da empresa, auditoria onde são levantadas não conformidades e observações. Um relatório de auditoria é emitido, onde é concluída com a recomendação ou não para certificação do sistema de gestão baseado nas normas auditadas.

Auditorias de manutenção

Anualmente, ao menos, são realizadas as auditorias de manutenção do sistema de gestão para a contínua adequação e manutenção da validade do certificado.

O contrato com a certificadora é de 3 anos, a mesma validade do certificado de normas ISO, ao final desse período uma auditoria de recertificação é realizada e as auditorias continuam anualmente.

Neifer França

Sou especialista em sistemas de gestão, formado em Tecnologia Ambiental com pós-graduação em Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Sou gerente de negócios e auditor líder da QMS nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 37001.

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