Logo QMS Certification Blog
Pesquisar

Contexto da organização na ISO 14001:2015

Contexto da organização na ISO 14001:2015 pode parecer um tema já muito discutido, porém existe no mercado uma grande dúvidas sobre as diferenças entre esse requisito nas Normas que fazem parte do Anexo SL como ISO 9001, ISO 37001, ISO 45001 entre outras.

O contexto da organização para o sistema de gestão ambiental deve abordar as questões internas e externas que sejam pertinentes ao propósito da organização e que afetem a capacidade de atender aos resultados pretendidos do sistema de gestão ambiental.

Com o descrito acima conforme o requisito 4.1 da ISO 14001:2015, há a diferença ente a ISO 9001, por exemplo, por a gestão da qualidade estar diretamente integrada a gestão organizacional de uma empresa, porém na ISO 14001 a empresa deve avaliar as questões internas e externas pensando e avaliando exclusivamente o sistema de gestão ambiental.

Obviamente, que qualquer organização pode integrar essa avaliação de contexto com uma análise de cenário da gestão do negócio da empresa, porém só a avaliação do negócio não atende os requisitos definidos pela Norma, já que é necessário foco no sistema de gestão ambiental, pois na continuação do requisito 4.1 é descrito claramente que ‘essas questões devem incluir as condições ambientais que afetem ou são capazes de afetar  a organização”.

Portanto, essas condições ambientais devem ser entradas na avaliação do contexto da organização, onde pode-se usar o SWOT com já habitual por várias empresas na ISO 9001:2015, ou qualquer outra ferramenta e/ou método que tenha por objetivo o entendimento da organização e seu contexto.

O tema é de fundamental importância, pois não é incomum verificarmos em auditoria uma avaliação de contexto da organização na ISO 14001:2015 focada somente em avaliação do negócio e sistema de gestão da qualidade.

Portanto, faz-se necessária uma análise crítica dos sistemas de gestão ambientais se realmente contemplam no contexto as questões de condições ambientais, e o mesmo para outras normativas adequadas ao Anexo SL, mas outras Normas são assuntos para outros posts. E então, como está Contexto da organização na ISO 14001:2015 de sua empresa?

 

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?