Logo QMS Certification Blog
Pesquisar
Empresas certificadoras ISO, como escolher?

Empresas certificadoras ISO, como escolher?

Normalmente as empresas demoraram de 6 à 12 meses para implementação de sistemas de gestão ISO, como ISO 9001, ISO14001, entre outros. Após a fase de implementação chega a hora de certificar a empresa, mas afinal, empresas certificadoras ISO, como escolher?

Nesse post vou explicar como você pode estabelecer critérios para fazer a melhor escolha de um organismo de certificação, conhecido como as empresas certificadoras, e assim ter a melhor experiência possível.

É provável que você conheça algumas empresas certificadoras após sua pesquisa, mas o importante é verificar os seguintes pontos para uma boa escolha:

Organismo de certificação acreditado – Esse é o primeiro item que deve ser avaliado, um organismo de certificação para que possa certificar outras empresas também precisa ser “certificado”, para essa certificação, de acordo com os critérios de toda uma estrutura técnica, damos o nome de Acreditação, ou seja, o organismo de certificação deve ser acreditado pela norma ISO/IEC 17021 – Avaliação da conformidade – Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão. Assim, realmente seu certificado será válido. Nesse link você pode conhecer a estrutura do IAF – International Accreditation Forum e todos organismo de acreditação filiados, são estes que “certificam” as empresas certificadoras ISO. O organismo de acreditação brasileiro é o Inmetro, porém uma certificadora pode ter a acreditação de qualquer organismo de acreditação filiado ao IAF para reconhecimento do seu certificado.

Reconhecimento Internacional – Busque no site da empresa certificadora e em suas referências, se a empresa possui uma atuação internacional, as certificações ISO por si só já são um reconhecimento global, melhor ainda se a empresa certificadora da sua empresa também têm uma atuação internacional, se já certificou empresas em vários outros países e é realmente uma empresa multinacional.

Referência de outras empresas -Busque referências de outras empresas certificadas, converse com os responsáveis pelo processo e indague sobre como foi o atendimento, a auditoria, agilidade nas respostas, enfim, todo o processo que constitui uma avaliação de compra de um serviço, pois a certificação também deve ser tratado como tal.

Agilidade no atendimento –  Verifique esse item desde o primeiro contato, é muito comum o atendimento de alguns organismos de certificação ser lento e moroso, o que é lamentável, isso pode se tornar um problema para você quando precisar de uma agilidade maior no retorno de respostas como uma proposta comercial, agendamento de uma auditoria, dúvidas técnicas, etc. Na minha opinião, se você não teve um atendimento ágil e claro nos primeiros contatos, dificilmente vai ter ao longo de seus 3 anos de contrato. Portanto, escolha pelo melhor atendimento.

Os itens acima podem ser usados como um passo a passo na hora de você contratar o organismo de certificação para sua empresa, bastando você avaliar com critério todos esses pontos e assim fazer uma opção segura e convicta que esse a empresa certificado será realmente um parceiro para seu negócio.

A QMS é um organismo de certificação, atuamos continuamente para melhorar nossos processos e levar aos nossos clientes s a melhor experiência no momento da certificação, sempre agregando valor nas auditorias e reconhecidamente com o melhor atendimento do mercado, veja abaixo o que nossos clientes falam sobre nós:

 

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?