Blog QMS Brasil
ciclo pdca

O ciclo PDCA aplicado as normas ISO

O ciclo PDCA é uma das ferramentas de qualidade mais conhecidas em todo mundo, isso se deve também as normas ISO de sistemas de gestão, que estabelecem a estrutura de requisitos baseado no PLAN, DO, CHECK, ACT

O ciclo PDCA tornou-se popular com Deming, um dos maiores gurus da qualidade, o ciclo PDCA é a abreviação de PLAN (Planejar), DO (fazer), CHECK (checar), ACT (agir), a ferramenta PDCA pode ser utilizada de diversas formas, em projetos e qualquer processo, porém como citado acima, além do grande uso em processos de controle de qualidade, o ciclo PDCA ficou consagrado na garantia da qualidade, ao ser incorporado como base de estrutura para as Normas ISO.

A ferramenta é cíclica e objetiva a repetição para melhoria de um processo/projeto, obedecendo as fases a seguir em um sistema de gestão ao padrão Anexo SL, layout comum para normas de sistemas de gestão ISO:

PLAN (PLANEJAR)

Nessa fase são estabelecidos os requisitos de planejamento, seguindo pela cláusula 4 – Contexto da Organização, 5 – Liderança, 6 – Planejamento e 7 – Apoio (Recursos), são nessas fases que um sistema de gestão é planejado e as fases são estabelecidas.

O item 4 a organização entende seu contexto pelos diversos requisitos da cláusula, no item 5 são estabelecidos as responsabilidade, autoridades e papéis necessários em um sistema de gestão, bem como qualquer item relacionado a liderança, já no item 6 as próprias normas já estabelecem como a mesma fase do ciclo PDCA, onde constam requisitos de grande importância como Riscos, Objetivos e Planejamento de Mudanças, finalizando com o item 7 onde constam todos recursos necessários de um sistema de gestão.

DO (FAZER)

A fase do FAZER conforme planejado, tudo o que foi planejado nos requisitos anteriores agora é realizado, de acordo com o item 8 – Operação do Anexo SL, devido a isso nessa cláusula se encontra uma quantidade densa de informação para a operação de um sistema de gestão.

CHECK (CHECAR)

O checar ou verificar, como queira, no ciclo PDCA é estabelecido para entender se tudo o que foi realizado saiu de acordo com o planejado, portanto no sistema de gestão, se requisitos de extrema importância como contexto e riscos que foram planejados na fase PLANEJAR foram implementados da forma correta, é nessa fase que o sistema de gestão verifica isso.

Não é por acaso que nesse item temos Análise Crítica pela Direção, Auditoria Interna e Análise e avaliação.

parentese

Curiosidade: Mesmo após a consagração da ferramenta, Deming mudou a forma como chamava o PDCA, colocando no lugar do C (Check) o S de Study (Estudo), chamando-o de PDSA, querendo ressaltar a importância de um estudo detalhado do processo.

ACT (AGIR)

Depois de planejar, fazer, checar é a hora de agir em um sistema de gestão, a ação vai ser realizada principalmente de acordo com a não conformidade e ação corretiva para obter a melhoria continua do sistema de gestão.

O ciclo PDCA não para por aqui, após as 4 fases ele recomeça e dentro do sistema de gestão novamente fazemos o PLAN (Planejar), DO (fazer), CHECK (checar), ACT (agir), é uma ferramenta cíclica que traz enormes ganhos a qualquer organização que o aplicar adequadamente.

Quer saber mais sobre o ciclo PDCA? Confira aqui.

Neifer França

Sou especialista em sistemas de gestão, formado em Tecnologia Ambiental com pós-graduação em Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Sou gerente de negócios e auditor líder da QMS nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 37001.

Adicionar Comentário

Follow us