A questão da mudança na ISO 9001:2015

A ISO 9001:2015 enfatiza a questão da “ Mudança ”. Existem 3 requisitos da norma que tratam deste tema:

Requisito: 6.3 – Planejamento de mudanças

– Requisito: 8.2.4 – Mudanças nos requisitos para produtos e serviços

– Requisito: 8.5.6 – Controle de mudanças

É importante que estes requisitos sejam bem entendidos e implementados no sistema de gestão da qualidade. Em seguida detalharemos cada um dos três requisitos.

O requisito 6.3 trata das mudanças do sistema de gestão da qualidade, por exemplo:

  • A alteração do contexto organizacional, por meio da identificação ou a exclusão de uma parte interessada, ou de uma necessidade ou expectativa desta parte.
  • Alteração do ambiente externo, que pode trazer um novo risco ou oportunidade para a empresa;
  • A identificação ou eliminação de um novo risco ou oportunidade do processo;
  • Alteração da estrutura organizacional, responsabilidades e autoridades;
  • Alteração de legislação aplicável ao negócio;
  • Alteração do escopo do sistema de gestão da qualidade;
  • Alteração da política e ou objetivos da qualidade;
  • Ou a inclusão, exclusão ou alteração de um documento do sistema de gestão da qualidade.

Essas mudanças devem ser realizadas de uma maneira planejada e sistemática, considerando o propósito da mudança e suas potenciais consequências, mantendo a integridade do sistema de gestão da qualidade.

O requisito 8.2.4 trata das mudanças nos requisitos para produtos e serviços. São exemplos relacionados a este tema:

  • Alteração dos requisitos dos produtos ou serviços especificados pelo cliente. Por exemplo, quando o cliente decide alterar um projeto de construção de um imóvel residencial passando de 2 para 3 quartos.
  • Alteração dos requisitos de um produto ou serviço não declarado pelo cliente. Por exemplo, quando uma empresa de software realiza uma atualização, devido a identificação de um vírus;
  • Alteração dos requisitos especificados pela organização. Por exemplo, quando uma empresa que vende produtos pela internet anuncia uma promoção de 25% na compra do segundo item.

Em todos estes exemplos, a organização deve assegurar que as pessoas envolvidas em qualquer etapa da produção ou realização de um produto ou serviços sejam alertadas sobre os requisitos alterados.

Por fim, o requisito 8.5.6 trata da mudança do processo de produção de um produto ou serviço.

Por exemplo, consideramos uma empresa que realiza serviço de foto e vídeo para casamento. Inicialmente, esta empresa utilizava por 2 cinegrafistas e 2 fotógrafos. Com o intuito de melhorar a qualidade dos produtos (foto e vídeo) passou a operar com um novo processo, incluído 1 operador de drone, e mantendo 1 cinegrafista, e 1 fotografo.

Agora que entendemos o que cada uma dessas mudanças significam, vamos verificar como implementa-las no sistema de gestão da qualidade.

Existem várias maneiras de implementá-las, e cada empresa deve buscar a melhor alternativa, considerando o seu tamanho, complexidade e produto. Ao longo de diversos trabalhos de consultoria, observei que atrelar estes três requisitos ao Plano de Ação, que trata as não conformidades do sistema de gestão da qualidade, é uma opção que facilita o entendimento e aplicabilidade.

O Plano de ação elaborado para tratar as não conformidades também pode ser utilizado para planejar as mudanças de produto, processos e do próprio sistema de gestão da qualidade. Porém é importante identificar a origem do planejamento no formulário do plano de ação.

Finalmente, não esqueça que os planos de ação oriundos das mudanças de produtos ou serviços devem ser analisados criticamente e autorizados por pessoa competente.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?