A importância da Pré-Auditoria para seu sistema de gestão

O processo de certificação com as auditorias iniciais de certificação, as auditorias de manutenção e auditorias de recertificação já são bem conhecidos, mas pouco se fala sobre a Pré-Auditoria de sistemas de gestão e seu benefício ao processo de certificação.

Pré-auditoria é uma auditoria realizada onde todas as técnicas de auditorias são utilizadas para observar falhas ou lacunas em um sistema de gestão, embora os resultados não sejam detalhados em relação a não conformidades maiores ou menores, uma lista de possíveis observações é elaborada para que a organização possa atuar em ações para uma auditoria de certificação.

pré-auditoriaA pré-auditoria é um processo importante para as empresas que estão iniciando sua certificação, assim já se acostumam com o processo formal de auditoria e podem ter uma melhor visão externa do atual momento do sistema de gestão, principalmente quando se conhecer as lacunas do sistema de gestão para uma auditoria de certificação inicial.

A pré-auditoria segue o trâmite normal de um processo de auditoria, o auditor irá elaborar um plano de auditoria cobrindo as áreas do sistema de gestão, serão realizadas reunião de abertura e fechamento, o auditor irá verificar documentos, registros e irá entrevistar os envolvidos no processo, bem como as técnicas de amostragem de uma auditoria de certificação serão aplicadas.

parenteseÉ preciso ressaltar que a pré-auditoria é um processo opcional, cabe a organização contratar o organismo de certificação ou não para esse processo, e o mais importante é que cabe principalmente a organização definir a necessidade da contratação desse serviço. Como especifiquei acima, é fato a importância da realização de uma pré-auditoria, porém caso a empresa passou por uma auditoria interna completa e criteriosa recente talvez não seja necessário a contratação desse serviço, podendo a organização ir direto para as auditorias de certificação fase 1 e fase 2, onde estas sim terão um caráter de conformidade podendo ser aplicadas não conformidades maiores ou menores.

O mais importante é ressaltar que todo processo de auditoria, seja uma auditoria interna, pré-auditoria, auditorias iniciais, auditorias de manutenção ou recertificação deve agregar valor ao sistema de gestão, gerar ações corretivas, mudança de processos e o andamento do ciclo PDCA como um todo, sendo assim a Pré-Auditoria pode ser o primeiro passo nessa busca incessante de nós profissionais de sistemas de gestão pela melhoria contínua.

 

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?