Blog QMS Brasil
A importância da Pré-Auditoria para seu sistema de gestão

A importância da Pré-Auditoria para seu sistema de gestão

O processo de certificação com as auditorias iniciais de certificação, as auditorias de manutenção e auditorias de recertificação já são bem conhecidos, mas pouco se fala sobre a Pré-Auditoria de sistemas de gestão e seu benefício ao processo de certificação.

Pré-auditoria é uma auditoria realizada onde todas as técnicas de auditorias são utilizadas para observar falhas ou lacunas em um sistema de gestão, embora os resultados não sejam detalhados em relação a não conformidades maiores ou menores, uma lista de possíveis observações é elaborada para que a organização possa atuar em ações para uma auditoria de certificação.

pré-auditoriaA pré-auditoria é um processo importante para as empresas que estão iniciando sua certificação, assim já se acostumam com o processo formal de auditoria e podem ter uma melhor visão externa do atual momento do sistema de gestão, principalmente quando se conhecer as lacunas do sistema de gestão para uma auditoria de certificação inicial.

A pré-auditoria segue o trâmite normal de um processo de auditoria, o auditor irá elaborar um plano de auditoria cobrindo as áreas do sistema de gestão, serão realizadas reunião de abertura e fechamento, o auditor irá verificar documentos, registros e irá entrevistar os envolvidos no processo, bem como as técnicas de amostragem de uma auditoria de certificação serão aplicadas.

parenteseÉ preciso ressaltar que a pré-auditoria é um processo opcional, cabe a organização contratar o organismo de certificação ou não para esse processo, e o mais importante é que cabe principalmente a organização definir a necessidade da contratação desse serviço. Como especifiquei acima, é fato a importância da realização de uma pré-auditoria, porém caso a empresa passou por uma auditoria interna completa e criteriosa recente talvez não seja necessário a contratação desse serviço, podendo a organização ir direto para as auditorias de certificação fase 1 e fase 2, onde estas sim terão um caráter de conformidade podendo ser aplicadas não conformidades maiores ou menores.

O mais importante é ressaltar que todo processo de auditoria, seja uma auditoria interna, pré-auditoria, auditorias iniciais, auditorias de manutenção ou recertificação deve agregar valor ao sistema de gestão, gerar ações corretivas, mudança de processos e o andamento do ciclo PDCA como um todo, sendo assim a Pré-Auditoria pode ser o primeiro passo nessa busca incessante de nós profissionais de sistemas de gestão pela melhoria contínua.

 

Neifer França

Sou especialista em sistemas de gestão, formado em Tecnologia Ambiental com pós-graduação em Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Sou gerente de negócios e auditor líder da QMS nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 37001.

Adicionar Comentário

Follow us