Blog QMS Brasil
Certificação ISO 9001 expirada

Certificação ISO 9001 expirada, e agora?

Com o fim do período de transição para ISO 9001:2015 em 15/09/2018 as empresas que não preparam seu sistema de gestão e não foram auditadas, tiveram seu certificado expirado. Explico nesse artigo o que a empresa pode fazer.

Foram 3 anos de período de transição para ISO 9001:2015 desde a publicação da maior revisão da Norma já vista. A grande maioria das empresas fizeram as revisões necessárias no sistema de gestão e adequação nas principais mudanças como: Contexto da Organização, Informação Documentada, Gestão de Mudanças, entre outras. Assim, essas empresas foram auditadas e certificadas na ISO 9001:2015.

Porém, algumas empresas não conseguiram fazer a tempo a transição do sistema de gestão, por diversos motivos como recursos, conhecimento, disponibilidade de tempo, etc. Para essas empresas o certificado expirou no dia 15/09/2018, porém existe a possibilidade dessas empresas voltarem a ser certificadas, com as seguintes etapas:

Adequação do sistema de gestão

É necessário a implementação do sistema de gestão de acordo com a ISO 9001:2015, na QMS disponibilizamos ao mercado diversas ferramentas que podem ajudar as empresas nesse processo como e-book , curso gratuito sobre contexto da organização , cursos de interpretação da Norma e Auditor Interno , ou uma pré-auditoria para identificar o nível de adequação do sistema de gestão.

A empresa também pode contratar uma consultor especializado do mercado para ajudar na adequação antes da auditoria de certificação.

Auditoria Interna na ISO 9001:2015

A auditoria interna é uma das fases mais importantes no processo de implementação do sistema de gestão, é realizado após toda adequação e poderá identificar não-conformidades que devem ser tratadas antes da certificação.

Contratação do organismo certificador

Coma certificação ISO 9001 expirada, você deve retomar o contato com o organismo certificador, a QMS foi pioneira no Brasil na divulgação de materiais e conteúdos que ajudaram nossos clientes a fazerem a transição, e está disposição para ajudar você na retomada da certificação ISO 9001 expirada.

Realização da auditoria de certificação

O organismo certificador irá realizar a auditoria de certificação, caso não encontre não conformidades impeditivas irá certificar a empresa na ISO 9001:2015, passando da ISO 9001 expirada para ISO 9001 atualizada.

Entre em contato com a QMS e saiba como podemos lhe ajudar nesse processo.

Neifer França

Sou especialista em sistemas de gestão, formado em Tecnologia Ambiental com pós-graduação em Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Sou gerente de negócios e auditor líder da QMS nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 37001.

Adicionar Comentário

Follow us