Blog QMS Brasil
swot

Análise de SWOT nas normas ISO

A Análise de SWOT é uma ferramenta muito difundida para administração e gestão de negócios e assunto mandatório em cursos da área, agora também as normas ISO se utilizam dessa ferramenta para uma análise do contexto da organização.

O termo SWOT é uma sigla de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A criação da ferramenta é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América, nas décadas de 1960 e 1970, usando de grandes corporações internacionais.

A ferramenta pode ser utilizada em diversas ações e tem por objetivo principal a avaliação de um cenário, por isso sua adoção principal é em uma avaliação de planejamento estratégico para tomada de decisões e planos de ação.

Nenhuma Norma ISO exige necessariamente o SWOT, porém o item Contexto da Organização das diversas normas de sistemas de gestão ISO tem como requisito a avaliação das questões internas e externas de uma organização no assunto da Norma, seja qualidade, ambiental, segurança e saúde ocupacional, antissuborno, etc, assim trazendo a tona o SWOT.

 

Em uma análise de SWOT nas normas ISO, as questões internas e externas especificadas no requisito 4.1 de cada Norma podem ser facilmente identificadas como Ambiente Interno e Ambiente Externo conforme exemplificado na figura, assim os responsáveis podem avaliar as Forças, Fraquezas, Oportunidade e Ameaças dos sistemas de gestão utilizando a ferramenta.

A análise de SWOT nas Normas ISO como ferramenta na implementação de sistemas de gestão é uma inovação, atingi assim um grande objetivo e anseio dos profissionais de sistemas de gestão de ajudar as empresas a entenderem que as normas ISO são ferramentas de gestão estratégica e não só um certificado para demonstrar aos clientes.

Além da própria avaliação de cenário que o SWOT traz as Normas ISO, o quadrante de oportunidades, por exemplo, é tema na ISO 9001 em diversos requisitos, como a identificação de oportunidades, para assim ser uma medida preventiva de tomada de ação em diversos temas, podendo assim substituir o tema já obsoleto ação preventiva.

Definitivamente a análise de SWOT nas normas ISO traz a gestão estratégica para o tema central da normativa, assim ajudando as organizações a serem mais fortes e competitivas e parafraseando a missão da QMS “construindo uma sociedade mais forte através das certificações”.

Neifer França

Sou especialista em sistemas de gestão, formado em Tecnologia Ambiental com pós-graduação em Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Sou gerente de negócios e auditor líder da QMS nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 37001.

Adicionar Comentário

Follow us