Certificação ISO, para quê?

A certificação ISO existe atestar a conformidade de um sistema de gestão contra uma norma de referência. Porém, é importante entender os reais motivos e o que há por de trás das certificações ISO.

No final da década de 80 iniciou-se o processo de certificação de normas de sistemas de gestão, com a mais conhecida de todas as normas, a ISO 9001, de lá pra cá muita coisa mudou e muitas outras certificações foram criadas, porém o objetivo é o mesmo, atestar a conformidade contra a referência.

No final da década de 80 grandes corporações no mundo inteiro buscaram a certificação e isso continua até hoje, passando por empresas de grande, médio e pequeno porte, seja da área de serviços ou manufatura.

O que é a certificação?

Minha definição sobre certificação ISO é “Atestado de credibilidade sob um tema específico, por necessidade demandada, para demonstrar à uma ou mais partes interessadas”.

Acredito genuinamente que uma certificação ISO é um atestado de credibilidade seja sobre qualidade, meio ambiente (ISO 14001), compliance ou qualquer outro tema.

Então, independente da motivação para ter ou não uma certificação ISO, o certificado é um atestado de credibilidade de uma avaliação de conformidade daquele tema. Essa credibilidade é preservada por todo um sistema de conformidade daquele processo.

Sistema de conformidade

Não quero me alongar muito nesse tema, porque requer um post específico e detalhado, mas basicamente o sistema de conformidade que gera a credibilidade em um certificado passa por regulamentos de fóruns internacionais, regulamentação de organismos de acreditação, e toda gestão de imparcialidade de um organismo de certificação.

Particularmente, não concordo que o simples fato de um organismo de certificação ser acreditado é significado de credibilidade, isso porque em histórico recente no Brasil e em vários países do mundo organismos de certificação têm sua acreditação suspensa por irregularidades. Portanto, é necessária uma avaliação profunda do histórico do organismo, reconhecimento nacional e internacional, e sua acreditações.

Mas afinal, certificação ISO, para quê?

Baseado na minha definição citada acima, desenvolvi uma metodologia de avaliação para que você defina a real necessidade da certificação. Obviamente, somos o principal interessado que mais e mais empresas busquem a certificação, porém a certificada só será sustentada com essa metodologia aplicada, o triângulo de certificação ISO.

Para que essa certificação seja sustentada primeiro a organização deve querer um atestado de credibilidade. Um ponto importante deve ser uma necessidade específica também, como solicitação do cliente, melhoria de processos, marketing, exportação, reconhecimento, etc.

Para fechar o triângulo da certificação, como mencionado em alguns motivos de necessidade, uma parte interessada que demanda a necessidade também é necessária, seja a própria alta direção, cliente, sociedade, colaboradores, ou em alguns casos até órgãos reguladores.

Independente da parte interessada, da necessidade e também da vontade em atestar credibilidade de um tema, a certificação ISO, independente do tema, se implementada corretamente vai mostrar a organização a melhoria de processos como ferramenta de gestão de negócios, e essa vai perdurar justamente por isso.

Certificação ISO para quê? Para ajudar organizações se perpetuarem.

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A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

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