Certificação ISO 14001, o que é e como conseguir?

Certificação ISO 14001, o que é e como conseguir?

A certificação ISO 14001 atesta a implementação de um sistema de gestão ambiental conforme os requisitos desta Norma. Porém, existem muitas dúvidas sobre o processo de implementação da Norma, os requisitos a serem atendidos, e todo o processo desse projeto.

A ISO 14001 é uma Norma lançada em 1996, 4 anos após a ECO-92, como um dos objetivos para fomentar empresas a implementar controles ambientais, no caso, a implementação de um sistema de gestão ambiental.

Como todas as Normas de Sistema de Gestão, o processo é baseado no ciclo PDCA (Plan, Do Check e Act), onde existem requisitos de planejamento, operação, verificação e ações. A Norma já está em sua 3ª versão, a recém-publicada ISO 14001:2015, uma versão mais contemporânea alinhada a estratégia de negócio das empresas e facilmente adaptável a outros sistemas de gestão como ISO 9001, por exemplo.

 

Quais são as principais mudanças dentro de uma empresa, após a certificação?

Podemos destacar duas grandes mudanças que trarão a organização confiabilidade para com clientes:

 

Legislação ambiental

Sem dúvida, essa é a principal mudança a qual uma empresa obtém quando da certificação na Norma ISO 14001, a empresa primeiramente irá conhecer todas as legislações aplicáveis ao seu negócio e posteriormente tomar ações para atendê-las, assim estar em conformidade com os com a legislação ambiental e reduzir riscos de multas, processos e ações judiciais em fiscalização de órgãos reguladores.

 

Controles ambientais

A certificação ISO 14001, estabelece que controles operacionais devam ser implementados em um sistema de gestão ambiental, esses controles se convergem com as legislações, porém podem ser implementados de forma separada. Exemplos de controles operacionais em uma organização são controles de lançamento de efluentes líquidos, efluentes gasosos, gestão de resíduos e recicláveis, entre outros.

Os benefícios da certificação são:

  • Controle dos aspectos e impactos ambientais da organização
  • Ganho na imagem da organização
  • Satisfação das partes interessadas (stakeholders)
  • Conhecimento e atendimento dos requisitos legais aplicáveis
  • Confiança dos clientes
  • Oportunidades de mercado
  • Redução de custos

Conheça mais sobre a ISO 14001!

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?