Blog QMS Brasil
StockSnap_RA9MH8NC2X

Certificação ISO 14001, o que é e como conseguir?

StockSnap_RA9MH8NC2XA certificação ISO 14001 atesta a implementação de um sistema de gestão ambiental conforme os requisitos desta Norma. Porém, existem muitas dúvidas sobre o processo de implementação da Norma, os requisitos a serem atendidos, e todo o processo desse projeto.

A ISO 14001 é uma Norma lançada em 1996, 4 anos após a ECO-92, como um dos objetivos para fomentar empresas a implementar controles ambientais, no caso, a implementação de um sistema de gestão ambiental.

Como todas as Normas de Sistema de Gestão, o processo é baseado no ciclo PDCA (Plan, Do Check e Act), onde existem requisitos de planejamento, operação, verificação e ações. A Norma já está em sua 3ª versão, a recém-publicada ISO 14001:2015, uma versão mais contemporânea alinhada a estratégia de negócio das empresas e facilmente adaptável a outros sistemas de gestão como ISO 9001, por exemplo.

Quais são as principais mudanças dentro de uma empresa, após a certificação?

Podemos destacar duas grandes mudanças que trarão a organização confiabilidade para com clientes:

Legislação ambiental

Sem dúvida, essa é a principal mudança a qual uma empresa obtém quando da certificação na Norma ISO 14001, a empresa primeiramente irá conhecer todas as legislações aplicáveis ao seu negócio e posteriormente tomar ações para atendê-las, assim estar em conformidade com os com a legislação ambiental e reduzir riscos de multas, processos e ações judiciais em fiscalização de órgãos reguladores.

Controles ambientais

A certificação ISO 14001, estabelece que controles operacionais devam ser implementados em um sistema de gestão ambiental, esses controles se convergem com as legislações, porém podem ser implementados de forma separada. Exemplos de controles operacionais em uma organização são controles de lançamento de efluentes líquidos, efluentes gasosos, gestão de resíduos e recicláveis, entre outros.

Os benefícios da certificação são:

– Controle dos aspectos e impactos ambientais da organização

– Ganho na imagem da organização

– Satisfação das partes interessadas (stakeholders)

– Conhecimento e atendimento dos requisitos legais aplicáveis

– Confiança dos clientes

– Oportunidades de mercado

– Redução de custos

Conheça mais sobre a ISO 9001 http://qmsbrasil.com.br/iso14001/

Neifer França

Sou especialista em sistemas de gestão, formado em Tecnologia Ambiental com pós-graduação em Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Sou gerente de negócios e auditor líder da QMS nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 37001.

Adicionar Comentário

Follow us