Certificação ISO 9001, por onde começar?

Certificação ISO 9001, por onde começar?

Todas as empresas almejam ter um selo de qualidade e um reconhecimento internacional, bem como melhorar a gestão de seus processos internos, a certificação ISO 9001 vai de encontro a esses objetivos, principalmente por ser a certificação mais reconhecida em todo o mundo.

Mai de 1 milhão de empresas são certificadas em todo o mundo na norma ISO 9001, no Brasil são quase 30.000 empresas certificadas. A certificação ISO 9001 promove diversos benefícios em uma empresa, como a melhoria de processos, capacitação contínua de colaboradores, ferramenta de gestão organizacional, e claro, uma ferramenta de marketing para divulgar as boas práticas da empresa.

 

Quais são os primeiros passos?

A primeira ação de uma empresa em busca da certificação, é optar se irá implementar o sistema de gestão da qualidade com equipe interna, ou se irá contratar uma consultoria, optando pela primeira opção deve haver a capacitação da equipe e o planejamento do projeto.

Optando pela contratação de uma consultoria, o projeto será gerenciado por esse parceiro e deve ser continuamente acompanhado pela empresa para que haja transferência de conhecimento, e após o projeto a empresa possa gerenciar sozinha o sistema de gestão da qualidade.

 

Quanto tempo é necessário para implementação da ISO?

Isso varia muito de acordo com o porte da empresa, ramo de atividade e disponibilidade de corpo interno em acompanhar o projeto, porém de acordo com recente pesquisa nacional sobre certificações, a implementação da ISO 9001 varia de 6 meses à 1 ano de implementação.

 

E a certificação, como funciona?

Após a implementação do sistema de gestão da qualidade a empresa deve buscar um organismo certificador como a QMS (www.qmsbrasil.com.br) para que este faça as auditorias com o objetivo da certificação. Um auditor vai até a empresa e avalia toda documentação, analisa processos e registros, entrevista a direção e colaboradores para assim encontrar conformidades do sistema de gestão.

O sistema de gestão estando conforme os requisitos da norma ISO 9001 é recomendado a certificação, em seguida o auditor encaminha todo processo ao conselho técnico do organismo certificador para que a certificação seja ratificada e o certificado emitido.

 

Após a certificação, o que fazer?

Após a certificação a empresa deve manter todos os processos conforme os requisitos da norma e no mínimo anualmente auditorias de manutenção do organismo certificador, com avaliação parcial do sistema de gestão da qualidade, são realizadas para confirmar a validade do certificado, e a cada 3 anos uma recertificação com avaliação completa do sistema de gestão é realizada.

Para todas as empresas certificadas é significativa a melhoria em seus processos e o reconhecimento do mercado de atuação, mas fica o alerta que a certificação por si só não gera resultados sem o comprometimento da alta direção da empresa e dos colaboradores envolvidos.

Conheça mais sobre a ISO 9001!

 

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?