Planejamento de mudanças ISO 9001:2015

A versão mais recente da ISO 9001 trouxe a gestão da qualidade ao estado de arte das ferramentas de gestão, uma delas é o planejamento de mudanças ISO 9001:2015, requisito novo em relação à versões anteriores da norma e que promove as empresas certificadas melhores controles em situações de mudanças.

Há anos a gestão de mudanças já é uma realidade em cadeiras de MBA’s e processos de gestão mais sofisticados, portanto não se trata de um novo termo ou uma nova ferramenta de gestão, mas com um mundo corporativo em constante mutação a gestão de mudanças é uma realidade.

Este processo é uma ferramenta que auxilia as organizações a implementar e gerenciar mudanças estratégicas, táticas e operacionais, que podem acontecer por diversos motivos como novos produtos e serviços, mercado, readequações financeiras, realocação de pessoal, etc.

Como implementar a gestão de mudanças?

Esta atividade é um processo planejado, primeiramente a organização deve definir a mudança que será realizada e planejar todos itens aplicáveis para tal, é importante ressaltar que, mudanças podem ter impactos diferentes na empresa, podendo a organização analisar o risco dessa mudança, ou seja, o impacto que tratá ao sistema de gestão e/ou a organização.

Basicamente a Norma ISO 9001:2015 determina as considerações para itens específicos, porém cabe a organização definir se considera apenas o descrito pela normativa ou se faz uma abrangência maior deste processo, conforme o requisito 6.3 da ISO 9001:2015 a organização deve considerar:

a) o propósito das mudanças e suas potenciais consequências;

b) a integridade do sistema de gestão da qualidade;

c) a disponibilidade de recursos;

d) a alocação ou relocação de responsabilidades e autoridades.

Verificando os itens acima, podemos desenhar um plano de ação estruturado, um projeto ou qualquer ferramenta adicional que pode auxiliar nessa gestão. Detalhando cada item, podemos citar que:

a)  o propósito nada mais do que o objetivo da mudança aliado as consequências que esta pode causar;

b) a organização deve garantir que o processo preserve o sistema de gestão da qualidade, ou seja, sua integridade.

c) que essas tenham recursos disponíveis, não são recursos financeiros, mas todos recursos disponíveis como pessoas, tecnológicos, etc.

d) responsabilidades e autoridades  como qualquer plano de ação e projeto, a alocação deve ser realizada para diversas fases das mudanças, e a realocação deve ser realizada, caso necessária.

Esse é mais um processo que exemplifica como a ISO 9001:2015 pode transformar a gestão de sua empresa, utilizando-se de ferramentas práticas e modernas para este fim. As mudanças trazem grandes benefícios para qualquer empresa, desde que sejam organizadas e padronizadas, assim como o requisito da Norma.

 

 

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?