Planejamento de mudanças ISO 9001:2015

A versão mais recente da ISO 9001 trouxe a gestão da qualidade ao estado de arte das ferramentas de gestão, uma delas é o planejamento de mudanças ISO 9001:2015, requisito novo em relação à versões anteriores da norma e que promove as empresas certificadas melhores controles em situações de mudanças.

Há anos a gestão de mudanças já é uma realidade em cadeiras de MBA’s e processos de gestão mais sofisticados, portanto não se trata de um novo termo ou uma nova ferramenta de gestão, mas com um mundo corporativo em constante mutação a gestão de mudanças é uma realidade.

Este processo é uma ferramenta que auxilia as organizações a implementar e gerenciar mudanças estratégicas, táticas e operacionais, que podem acontecer por diversos motivos como novos produtos e serviços, mercado, readequações financeiras, realocação de pessoal, etc.

Como implementar a gestão de mudanças?

Esta atividade é um processo planejado, primeiramente a organização deve definir a mudança que será realizada e planejar todos itens aplicáveis para tal, é importante ressaltar que, mudanças podem ter impactos diferentes na empresa, podendo a organização analisar o risco dessa mudança, ou seja, o impacto que tratá ao sistema de gestão e/ou a organização.

Basicamente a Norma ISO 9001:2015 determina as considerações para itens específicos, porém cabe a organização definir se considera apenas o descrito pela normativa ou se faz uma abrangência maior deste processo, conforme o requisito 6.3 da ISO 9001:2015 a organização deve considerar:

a) o propósito das mudanças e suas potenciais consequências;

b) a integridade do sistema de gestão da qualidade;

c) a disponibilidade de recursos;

d) a alocação ou relocação de responsabilidades e autoridades.

Verificando os itens acima, podemos desenhar um plano de ação estruturado, um projeto ou qualquer ferramenta adicional que pode auxiliar nessa gestão. Detalhando cada item, podemos citar que:

a)  o propósito nada mais do que o objetivo da mudança aliado as consequências que esta pode causar;

b) a organização deve garantir que o processo preserve o sistema de gestão da qualidade, ou seja, sua integridade.

c) que essas tenham recursos disponíveis, não são recursos financeiros, mas todos recursos disponíveis como pessoas, tecnológicos, etc.

d) responsabilidades e autoridades  como qualquer plano de ação e projeto, a alocação deve ser realizada para diversas fases das mudanças, e a realocação deve ser realizada, caso necessária.

Esse é mais um processo que exemplifica como a ISO 9001:2015 pode transformar a gestão de sua empresa, utilizando-se de ferramentas práticas e modernas para este fim. As mudanças trazem grandes benefícios para qualquer empresa, desde que sejam organizadas e padronizadas, assim como o requisito da Norma.

 

 

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Como ser auditor de sistemas de gestão ISO?

Cada vez mais profissionais buscam por como ser auditor de sistemas de gestão ISO. Afinal, esta é uma profissão extremamente prestigiada, muito valorizada e respeitada. Além de oferecer muitas chances de crescimento e desenvolvimento tanto pessoal como profissional.

O que é a Gestão de fornecedores na ISO 9001?

Algo que recebe bastante atenção é a gestão de fornecedores na ISO 9001, pois fornecedores ruins podem afetar severamente qualquer organização. Primeiro, porque matérias-primas de baixa qualidade afetam diretamente a qualidade dos produtos ou serviços fornecidos pelas organizações. O que, é claro, gera insatisfação no cliente e