Como a ISO 9001 pode dar lucro para o seu negócio?

A norma ISO 9001 é uma ferramenta de gestão para qualquer tipo de empresa, independente do ramo de atividade ou porte da organização.

Essa ferramenta têm como objetivo principal a satisfação dos clientes e partes interessadas, logo clientes e partes interessadas satisfeitos é igual a lucro, porém elenquei alguns itens para exemplificar essa matemática.

Planejamento estratégico eficaz

Com a ISO 9001 as organização possuem ferramentas para estabelecer um planejamento estratégico mais eficaz, especificamente no item Contexto da Organização, onde é necessário fazer uma avaliação das questões internas e externas do negócio com foco no sistema de gestão da qualidade. Isso proporciona um melhor planejamento e direcionamento estratégico.

Aperfeiçoamento da Liderança

O item 5 da Norma ISO 9001:2015 estabelece diretrizes para um processo de liderança sistemático, a alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento para diversos padrões e termos como engajamento de pessoas, provisão de recursos, comunicação e promoção de melhoria fazem parte desse requisito.

Riscos e Oportunidades

Avaliação de riscos organizacionais é abordada no item 6 da Norma, o risco deve ser abordado em todos os níveis da organização, seja estratégico, tático e operacional, sendo assim uma avaliação de riscos detalhada promove benefícios de antecipação de falhas de processo, direcionamento e priorização de ações e implementação de oportunidades.

Estrutura Organizacional

Considero a item 7 da Norma como a estruturação organizacional de uma empresa, nesse item são estabelecidos a provisão de recursos humanos, recursos de infraestrutura, ambiente de operação, conhecimento organizacional entre outros.

Operação das atividades

A operação das atividades, seja fabricação de um produto ou prestação de um serviço deve ser controlada, ter processos definidos, deve ser monitorada e planejada, tudo isso está previsto no item 8 da Norma ISO 9001:2015, onde a estruturação da atividade estabelece um melhor controle e redução de perdas.

Desempenho

Existem inúmeras formas para que desempenho da organização possa ser medido, como indicadores de desempenho, satisfação do cliente, conformidade de produtos e serviços, desempenho de fornecedores, auditorias periódicas e revisão do sistema de gestão, são itens de análise de desempenho da organização.

Esses são apenas exemplos de que a Norma ISO 9001 pode trazer lucro real a uma empresa, pode melhorar a eficácia de gestão, estabelecer rotinas de melhoria de processos e antecipação de riscos, isso torna um ciclo contínuo de melhoria e traz lucro!

Sugiro uma reflexão, você empresário ou profissional da qualidade consegue ver isso na sua empresa certificada? Se não, está na hora de usar o sistema de gestão para dar lucro e não despesa.

 

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Como ser auditor de sistemas de gestão ISO?

Cada vez mais profissionais buscam por como ser auditor de sistemas de gestão ISO. Afinal, esta é uma profissão extremamente prestigiada, muito valorizada e respeitada. Além de oferecer muitas chances de crescimento e desenvolvimento tanto pessoal como profissional.