Planejamento estratégico com a ISO 9001:2015

A ISO 9001:2015 trouxe ao mundo do sistema de gestão uma grande sinergia entre Planejamento estratégico e a gestão da qualidade, isso não quer dizer que os requisitos, da última versão da Norma mais reconhecida em todo mundo, contemplam obrigatoriamente o planejamento estratégico, mas sim que esta Norma pode ser utilizada como uma ferramenta adicional ao planejamento estratégico.

Existem diversos requisitos na ISO 9001:2015 que podemos ser caracterizados como usuais para um bom planejamento, como por exemplo, Contexto da Organização, dentro deste item o uso de uma ferramenta habitualmente utilizada para avaliação de cenário pode ser utilizada, como o SWOT, onde obrigatoriamente os requisitos da Norma estabelecem a avaliação de questões externas e internas.

Conhecer as partes interessadas do sistema de gestão pode trazer uma abrangência significativa para a estratégia organizacional, esse é mais um requisito da Norma aplicável a estratégia, onde é estabelecido a necessidade de definir as partes interessadas, bem como seus respectivos requisitos.

A própria política da qualidade têm uma sinergia significativa com o direcionamento estratégico da organização, é um documento onde a alta direção defini as premissas da empresa levando em consideração o contexto da organização anteriormente estabelecido.

Posso citar, que além dos requisitos acima mencionados, a Norma ISO 9001:2015 trouxe a melhor ferramenta de implementação de processos estratégicos, a gestão de riscos, no processo de gestão de riscos é necessário avaliar e tratar riscos no âmbito estratégico, tático e operacional, ou seja, os processos estratégicos estabelecidos no item de contexto da organização, assim como no âmbito tático com o sistema de gestão como um todo, bem como os riscos de processos no operacional.

Outro termo da ISO 9001:2015 que vale ressaltar sua sinergia como o planejamento estratégico é a gestão de mudanças, os requisitos da Norma descrevem o planejamento de mudanças e a implementação das mudanças nos processos operacionais, portanto é um tema que pode ser relacionado diretamente como todo o planejamento organizacional e processo correlatos dentro da organização.

Esses são apenas alguns exemplos de como a ISO 9001:2015 pode ser utilizada como ferramenta no planejamento estratégico, cabe a você, profissional da qualidade demonstrar isso a alto direção e colocar a área da qualidade como formadora de opinião dentro da direção estratégica da organização.

Temos um treinamento de contexto da organização gratuito que explica melhor esse processo, acesse www.treinamentoiso.com.br.

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?