Qual importância da ISO 31000 para outras normas de Sistemas de Gestão?

A abordagem de risco é o tema central de todas as normas de sistemas de gestão alinhadas com o Anexo SL. Sendo assim, a aplicação e referência da ISO 31000 é fundamental nesses processos.

A ISO 31000 é a Norma de Gestão de Riscos que aborda diretrizes e um guia para implementação da gestão de risco organizacional. A Norma está na versão 2018 e apresenta uma metodologia de referência e de forma genérica, que possa ser adaptada para qualquer assunto como: qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, antissuborno, compliance, etc.

A gestão de riscos está presente em todas normas de sistemas de gestão adequadas ao anexo SL, o que torna a metodologia ISO 31000 de extrema importância para as empresas que possuem um sistema de gestão implementado conforme normas ISO.

A Norma estabelece que “gerenciar riscos é iterativo e auxilia as organizações no estabelecimento de estratégias, no alcance de objetivos e na tomada de decisões.” Somente por essa afirmação podemos ver o alinhamento claro da gestão de riscos no mais alto nível organizacional, o estratégico. Isso porque com uma avaliação de riscos eficaz as organizações podem antecipar problemas, tendências e impactos para uma tomada de decisão mais assertiva.

A figura acima apresenta o processo de gestão de riscos de acordo com a ISO 31000, esse processo, como já relatado anteriormente, pode ser aplicado a qualquer tema e em qualquer sistema de gestão.

O processo de gestão de riscos observa um registro e relato de evento com a sinergia entre escopo, contexto e critério. O processo de avaliação de riscos basicamente se divide em três etapas: Identificação de riscos, Análise de riscos e Avaliação de riscos, tendo critério definido dentro do tratamento de riscos.

Na figura acima, é importante ressaltar a presença e processos de apoio à gestão de riscos como a comunicação e consulta e o monitoramento e análise crítica. A comunicação e consulta é fundamental dentro de um processo de gestão de riscos, pois é a etapa onde você coleta informações de entradas e comunica informações de saída, assim mantendo o processo dinâmico.

O monitoramento e análise crítica da gestão de riscos é parte integrante de sistema contínuo, de nada adianta um processo de gestão de riscos estático e sem retroalimentação, este necessita ser analisado a intervalos planejados ou em casos de eventos significativos.

Para finalizar esse artigo, mas não esgotar o assunto, ressalto a importância da ISO 31000 para todas Normas de sistema de gestão. Correto seria antes de implementar qualquer sistema de gestão, utilizar a ISO 31000 para gestão de riscos do tema e assim iniciar a implementação, tenho certeza que seria um método muito mais efetivo, porém este é assunto para outro post.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Como ser auditor de sistemas de gestão ISO?

Cada vez mais profissionais buscam por como ser auditor de sistemas de gestão ISO. Afinal, esta é uma profissão extremamente prestigiada, muito valorizada e respeitada. Além de oferecer muitas chances de crescimento e desenvolvimento tanto pessoal como profissional.