O que fazer com seu sistema de gestão em tempos de crise?

Atualmente vivemos em uma crise sanitária e humanitária devido a disseminação do COVID-19. Nós profissionais de sistemas de gestão temos uma contribuição a fazer para manter a continuidade dos processos em tempos de crise.

Os sistemas de gestão baseados em normas ISO, foram preparados ao longo dos anos para chegar no momento atual como ferramentas de gestão de riscos. Cada qual em sua área de atuação, seja qualidade, compliance, meio ambiente, continuidade de negócios, etc.

O termo pensamento baseado em risco foi cunhado por meio do Anexo SL, layout comum para todas normas ISO de sistema de gestão. Isso quer dizer, que em todas as Normas ISO de sistemas de gestão você pode encontrar uma análise de contexto e análise de risco.

Avaliando essas características de sistemas de gestão, para uma tomada de ação de forma efetiva, o profissional responsável ou os responsáveis devem se basear em três espectros:

Auditorias externas

Pode parecer estranho, mas em momentos de crise, receba auditorias externas!!! O motivo é simples, por um custo já planejado e não alto, sua empresa pode ter uma visão externa de um especialista em gestão de riscos para avaliar seu sistema de gestão, revistar itens como contexto, gestão de riscos, mudanças e te dar uma visão imparcial por meio de observações e recomendações de melhoria, e assim te trazer insights.

Uma análise minuciosa e discussão sobre o tema riscos já será de grande valia para qualquer momento de crise, sendo assim não deixe de receber auditorias externas.

Riscos e contexto

Como disse acima, todas as normas de sistema de gestão possuem requisitos de riscos e contexto organizacional. Esse é momento de utilizar essas ferramentas de forma efetiva, dinâmica e séria, assim agregando valor ao direcionamento estratégico da organização e estabelecendo pilares para continuidade de negócios.

Baseado na metodologia de gestão de riscos do seu sistema de gestão, faça uma análise de risco do atual momento e relacione esse ao contexto organizacional, avaliando questões internas e externas do atual momento. Feito isso, envie esses estudos para sua gerência, diretoria e conselho, tenho certeza que será de grande valia.

Sistema de gestão como ferramenta

É a sua oportunidade de demonstrar como o sistema de gestão agrega valor aos negócios da empresa, utilize todas as ferramentas que este possui para avaliar os controles e fazer a gestão da empresa nesse momento.

Estabeleça avaliação de riscos necessárias, gestão de mudanças, análise crítica dos processos, gestão de não conformidades e mantenha tudo registrado com os processos em andamento. Sistema de gestão serve para fazer gestão.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?