A ISO 9001 Como ferramenta de gestão estratégica

Por muito tempo se ouve falar que a ISO 9001 é chata e/ou burocrática, mas será que isso só se trata de quebrar paradigmas ou realmente a ISO 9001 veio somente para engessar os processos das organizações?

Como auditada e auditora posso afirmar que os paradigmas negativos sobre a ISO 9001 são muitos, mas são apenas paradigmas e quero demonstrar fazendo com que vocês consigam enxergar a ISO 9001 como ferramenta de gestão estratégica.

A ISO 9001 em sua ultima revisão (2015), foi descrita e estruturada de forma estratégica para que independente do porte ou segmento qualquer organização pudesse implementar ou utilizar a norma como parte da gestão estratégica.

Aos amantes da ISO 9001, aos curiosos ou para você, a ISO 9001 em sua introdução relata através de uma linguagem simples que a adoção do sistema de gestão é uma decisão estratégica para organizações, que pode auxiliar no desempenho das organizações e demonstra em diversos tópicos os potenciais benefícios de sua implementação.

A norma esta estruturada baseada no ciclo PDCA que estrategicamente faz com que você pensando na sua organização, contexto, satisfação dos clientes, produtos e serviços, necessidades e expectativas das partes interessadas elabore seu planejamento  estratégico, implemente os processos de apoio e os processos operacionais, monitore os resultados dos processos, produtos e serviços e execute ações para as melhorias. Além do mais, como ferramenta de gestão estratégica a ISO 9001 nos presenteia com itens que “obrigam” as organizações a se estruturarem desde suas definições, planejamento de mudanças, atividades pós entrega e pela necessidade do envolvimento e comprometimento da liderança sem deixar que nenhuma etapa envolvida nos processos internos e externos fique solta ou desestruturado.

E por fim a ISO 9001 nos trás a mentalidade de risco para que as organizações possam sempre trabalhar de forma preventiva e ter tempo hábil para tomar ações sem que ocorram impactos financeiros, comerciais e de atendimento ao cliente. Fica então esclarecido e embasado no que a própria norma nos oferece, que a nossa questão inicial sobre a ISO 9001 se vista como burocrática e chata é apenas um paradigma!! Essa é apenas uma visão de quem não olhou a norma ISO 9001 como realmente ela merece e é, uma ferramenta de gestão estratégica!

 

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Como ser auditor de sistemas de gestão ISO?

Cada vez mais profissionais buscam por como ser auditor de sistemas de gestão ISO. Afinal, esta é uma profissão extremamente prestigiada, muito valorizada e respeitada. Além de oferecer muitas chances de crescimento e desenvolvimento tanto pessoal como profissional.