Logo QMS Certification Blog
Pesquisar

ISO 30401 – O que é?

A ISO 30401 foi emitida em Novembro de 2018. É a norma ISO que estabelece requisitos para um Sistema de Gestão do Conhecimento. Trata-se de uma nova norma, com uma nova abordagem, focada na aquisição, aplicação, manutenção, transferência e transformação do conhecimento nas organizações.

Em um primeiro momento, pode soar teórico ou pouco factível, contudo é notório que em um contexto mundial onde, cada vez mais, a evolução tecnológica tem sido protagonista, o conhecimento precisa ser construído, preservado e melhorado continuamente em qualquer negócio.

O conhecimento que a ISO 30401 menciona compreende o “tácito”, que está nas pessoas, e o “expresso”, que ainda é apenas a informação constante em documentos, sistemas ou servidores e que possivelmente, ainda não se transformou em conhecimento. Nós consideramos que os documentos de sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, entre outros, consistem na materialização do conhecimento, mas, segundo estudos, este conteúdo não ultrapassa 40% de todo o conhecimento existente em uma organização.

Com esta estatística pouco alentadora, a ISO 30401 passa a fazer muito sentido, pois conta de forma especial, com o requisito 4.4, que estabelece diretrizes e significativas para o desenvolvimento de métodos que visam a gestão do conhecimento em si. Este é o tópico que a norma se diferencia das demais normas ISO que conhecemos.

A norma de gestão do conhecimento está preparada para a integração de sistemas, pois consta com requisitos idênticos às outras normas ISO, facilitando a conexão entre temas como Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, dentre outros. Isso significa que a plataforma de requisitos de 4 a 10, já consolidada nas demais normas, prossegue nesta mesma linha na ISO 30401.

A norma foi inspirada em vários modelos teóricos de gestão do conhecimento – um tema que vem sendo estudado com mais afinco há cerca de 15 anos, por pesquisadores de todo o mundo, que previam já há algum tempo que a supremacia da tecnologia requereria cada vez mais conhecimento por parte das organizações. E um sistema de gestão do conhecimento passaria a ser vital para assegurar a perenidade dos negócios.

Ainda não há registros de certificação pela ISO 30401 ao redor do mundo, o que pode constituir um diferencial para as empresas que pretendem largar na frente na corrida pela gestão do conhecimento, demonstrando ao mercado e a seus parceiros, a proatividade necessária à organizações que conectadas a uma tendência mundial.

A norma está a disposição somente em inglês no site da ISO (www.iso.org). Ainda não há previsão de tradução oficial para a língua portuguesa. Entretanto, alguns organismos de certificação já se dispõem a desenvolver auditores para a ISO 30401:2018, bem como a realizar auditorias de terceira parte, visando a certificação.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?