Além da ISO 14001 – 3 Tendências sustentáveis

Tendências sustentáveis que empresas já estão adotando como modelo de negócio.

Muitas preocupações giram entorno da poluição e desmatamento que as empresas são responsáveis, tratados são feitos, metas em andamento, ações corretivas, mas a questão é, a culpa não é somente das empresas, mas também sua. Traga a ISO 14001 para sua vida como pessoa física e ajude o planeta.

A norma ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental apoia as empresas na redução de impactos ambientais e gerenciamento de requisitos legais, no entanto devemos adaptar essas premissas para nosso dia a dia.

Aviso previamente, este não será um artigo técnico, mas sim de inspiração.

A QMS tem como mudar a sociedade por meio das normas ISO, e acreditamos que devemos incentivar tendências que se relacionam com uma norma, como no caso a gestão ambiental.

Chegamos a um ponto em que já é visto como tendências de mercado algumas mudanças de comportamento do consumidor como a preocupação com o descarte de materiais e consumo desenfreado, mas devemos acelerar a chegada dessa tendência. Abaixo listei 3 dessas tendências para adaptarmos aos poucos em nosso cotidiano e incentivar empresas que praticam.

 

Lowsumerism

Esse conceito é a base de todos os demais que irei apresentar, consiste no consumo consciente. Não é de hoje que focamos nossos sonhos em bens materiais, ter um carro, ter uma casa, um celular, e isso não é errado, o problema é realizar compras de forma desenfreada gerando uma produção enorme de materiais enquanto o descarte levará décadas para ser decomposto.  O lowsumerism tem como premissa “comprar o que você quer porque precisa”, ou seja, comprar apenas o necessário e já que vai comprar, que seja algo que te agrade por muito tempo.

 

 

Slow fashion

Se o lowsumerism preza o consumo consciente, o slow fashion pega essa mesma premissa e adapta para o vestuário. Infelizmente a indústria da moda gerou um modelo de negócio que afeta diretamente o planeta. São produzidas toneladas de roupas, com materiais de qualidade duvidosa e métodos que afetam o meio ambiente, vendem por um preço baixo em grande escala e pouco tempo depois nos vemos com peças que em questão de meses já não prestam mais e estão “ultrapassadas” na nova tendência.  O slow fashion consiste no processo contrário, peças um pouco mais caras, com materiais de qualidade e que as modelagens não sejam modismo, fazendo com que as peças sejam duráveis e incentivando a compra em baixa escala.

Essa tendência vem se expandindo em vários setores, como o alimentício, em que alimentos que antes eram descartados são reaproveitados, como é o exemplo do projeto “Fruta imperfeita”, onde são comprados dos pequenos agricultores frutas e legumes que seriam jogados fora por conta da aparência não ser tão atrativas aos supermercados, mas que possuem a mesma qualidade. Realizam então um delivery de frutas de acordo com a quantidade e frequência que pediu.

 

 

Compartilhamento

Comprar é coisa do passado, o negócio agora é compartilhar. Essa tendência é a mais forte de todas, vemos isso pelo sucesso de empresas como Uber, Yellow e tem açúcar. É uma forma de não comprar e mesmo assim ter acesso ao que você quer, reduzindo a quantidade de poluentes e a compra de materiais que você usa com baixa frequência. Essa tendência vem se expandindo em vários setores, transporte, espaços e até nas roupas. A Roupateca é uma empresa que incentiva uma assinatura de loja, ou seja, você paga uma mensalidade e pode usar todas as roupas da loja, porém não somente você como outras pessoas que tem a assinatura, isso faz com que as peças sejam em menor quantidade do que se cada pessoa tivesse a sua e ainda sim pode escolher em uma variedade maior do que se fosse seu guarda-roupa.

 

 

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Como ser auditor de sistemas de gestão ISO?

Cada vez mais profissionais buscam por como ser auditor de sistemas de gestão ISO. Afinal, esta é uma profissão extremamente prestigiada, muito valorizada e respeitada. Além de oferecer muitas chances de crescimento e desenvolvimento tanto pessoal como profissional.