As normas ISO dentro do contexto da Pandemia

Durante os últimos meses o contexto de todas as empresas mudou completamente, sendo necessária uma revisão do sistema de gestão e o levantamento de diversas outras problemáticas que ninguém tem todas as respostas, mas as normas ISO podem ajudar, cada uma de sua forma.

Desde março a QMS está realizando um trabalho cada vez mais forte de divulgação de informações, não apenas para seus clientes, mas a todo o público com conteúdos gratuitos, tais como posts, webinars e até mesmo auxílio ao sistema de gestão, venho então deixar as principais dicas para você.

1. Cuidado com privacidade de dados

Muitas pessoas estão trabalhando em home office e com isso acabam se descuidando com relação as informações confidenciais da empresa, conversando alto sobre resultados e ações por exemplo. Fique atento, alguém pode estar te ouvindo. Convida esse webinar em que a advogada Flora Sartorelli aborta vários dos aspectos legais dentro desse contexto.

Além disso, passamos a fazer mais cadastros on-line, seja para compra de produtos ou até mesmo para inscrições em newsletters. Observe para que a empresa utilizará as informações coletadas e esteja ciente de que você sempre pode solicitar que seu cadastro seja desfeito. Hoje (12) realizamos um webinar a respeito da norma ISO 27701 abordando essa temática, tanto com relação ao quadro da norma em si, como sua relação com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, está que deveria entrar em vigor em Agosto, porém devido a pandemia a data foi suspensa.

2. Faça a gestão de crise

Uma situação de pandemia é vista como um acontecimento extraordinário, duvido que ao menos 1% das empresas colocaram esse risco dentro de sua tabela de controle e por isso todos tiveram que se adaptar como puderam em cima da hora. O que foi feito está feito e não podemos pensar nisso, mas podemos avaliar o futuro.

É fato que estamos vivendo uma crise e não sabemos quando ela irá terminar.

Podemos olhar para outros países que sofreram mais cedo com a chegada do COVID-19 e tentar enxergar neles um esboço do que pode acontecer com o Brasil, no entanto, sabemos que a instabilidade de medidas preventivas e situação econômica inferior aos europeus pode tornar tudo ainda mais difícil para passarmos por esse momento, então é bom se preparar.

Assista a esse webinar em que abordamos algumas ferramentas para a avaliação do contexto e obtenção de insights:

Além disso, muito provavelmente seu modelo de negócio terá que mudar. Não sabemos como será o pós-pandemia, mas sabemos que no momento nada está como antes e sendo assim é momento de inovar, a ISO 56002 e a ISO 30401 podem te ajudar.

Grandes empresas vem realizando adaptações para se manterem, padarias realizando drive thru, criação de espaços para cinemas em drive-in, plataformas de eventos oferecendo possibilidades digitais, aulas ao vivo e on-line, Streaming compartilhado ao vivo, etc.

3. Cuidado com fraudes

Se tem algo que tem crescendo junto com a pandemia, são as fraudes. Muitos picaretas estão vendo oportunidades de lesar as pessoas e empresas, oferecendo ofertas chamativas e não cumprindo com seus deveres de fornecedor.
A ISO 37001 é a norma de gestão focada no Antissuborno, no entanto, diversas ferramentas inclusas na norma podem inibir situações como está, além de garantir maior credibilidade as empresas que possuem a certificação.

Entenda melhor no webinar abaixo e também no Blog Antissuborno.

 

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?