Logo QMS Certification Blog
Pesquisar

A ISO 14001 impulsionada por empresas ESG

O termo ESG é o acrônimo em inglês de Meio Ambiente, Social e Governança. Trata-se de um índice utilizado para decisão em investimentos, principalmente para empresas listadas em bolsa ou com potencia de serem listadas. A ISO 14001, obviamente, entrar como framework da letra E (Enviroment).

A ISO 14001 é uma norma de Sistemas de Gestão Ambiental criada em 1996, atualmente na versão 2015. É a único framework global sobre gestão ambiental que apresenta requisitos, e, portanto, é passível de certificação.

Como o crescimento sobre a demanda de mercado que as organizações utilizem práticas ESG, a ISO 14001 vai ganhando força e sendo impulsionada nessa nova realidade. Anteriormente a Norma tinha um forte viés industrial, principalmente em indústrias químicas e petroquímicas. Porém, com essa nova demanda por práticas ESG, todos os ramos de atividade estão buscando a certificação na Norma, desde bancos, até empresas de tecnologia, independente do ramo de atividade.

Uma característica interessante desse novo cenário é a integração da ISO 14001 com outras Normas que compõe framework de gestão para empresas ESG, assim podemos citar a ISO 26000 de responsabilidade social, ISO 45001 de Segurança e Saúde Ocupacional e toda série ISO 37000 Normas de Governança Corporativa.

Os principais requisitos da ISO 14001 que podem dar sustentação para um organização no pilar E (Environment) do ESG são:

Contexto da Organização

Nesse requisito a empresa vai avaliar o seu contexto no que tange a Gestão Ambiental, portanto todas as questões internas e externas da organização sobre meio ambiente, e também suas partes interessadas como centro a comunidade, colaboradores, stakeholders e demais.

Aspectos e Impactos Ambientais

Nesse requisito a organização faz um estudo detalhado sobre todos os aspectos e impactos ambientais de suas atividades, sejam impactos positivos ou negativas. Uma avaliação de riscos completa sobre o tema, que a ISO 14001 proporciona para as organizações.

Requisitos Legais Aplicáveis

Cada vez mais as organizações buscam ser compliance em todas as áreas, essa é a demanda do índice ESG. Na ISO 14001 é necessário listar todos os requisitos legais ambientais aplicáveis, ou seja, leis, decretos e qualquer diploma legal sobre meio ambiente. Além desse, há outro requisito na Norma que estabelece a verificação do atendimento, ou seja, a organização deve garantir e monitorar o atendimento desses requisitos legais.

A certificação ISO 14001 ao final do processo de implementação e das auditorias de certificação vai promover as empresas uma maior robustez de melhoria contínua e consequentemente um atestado de credibilidade sobre o tema ambiental. A certificação ISO 14001 em conjunto com outras normas aqui citadas vai demonstrar aos investidores, sociedade e ao mercado em geral a preocupação da organização com o tema, além da comprovação que a empresa obedece padrões globais de práticas ambientais, e que está gerencia seus riscos e busca mitigá-los dentro do ciclo PDCA (plan, do, check, act).

A tendência é o mercado cobrar cada vez mais que empresas sejam, empresas ESG, e a ISO 14001 se apresenta como uma ferramenta já validada para um pilar desse tripé.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?