6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades na ISO 9001:2015

Conseguir identificar e tratar os riscos e oportunidades é fundamental para o desenvolvimento da organização

Quando planejamos algo em nossas empresas, sempre temos como foco alcançar algum objetivo. Durante o caminho até alcançar nossas metas, podemos ser surpreendidos por situações que prejudicam e interferem no nosso planejamento. No artigo de hoje falaremos sobre riscos e oportunidades.

Quando uma organização aplica ações para abordar riscos e oportunidades no seu SGQ, ela está buscando aumentar a ocorrência de eventos positivos e diminuir a ocorrência de eventos negativos.

Isso quer dizer que as ações para abordar riscos tem o objetivo de prevenir essas “pedras no caminho” e garantir que o objetivo final seja alcançado

Requisito 6.1 da ISO 9001 

O requisito traz em seu enunciado que a organização deve determinar os seus riscos e oportunidades para que os objetivos presentes nos itens “a, b, c, d,” sejam cumpridos. Vejamos o item na íntegra:

6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades  

6.1.1 Ao planejar o sistema de gestão da qualidade, a organização deve considerar as questões referidas em 4.1 e os requisitos referidos em 4.2, e determinar os riscos e oportunidades que precisam ser abordados para:  

  1. a) assegurar que o sistema de gestão da qualidade possa alcançar seus resultados pretendidos;  

  2. b) aumentar efeitos desejáveis;  

  3. c) prevenir, ou reduzir, efeitos indesejáveis;  

  4. d) alcançar melhoria. 

Entendendo item a item do requisito 6.1.1

É necessário que a organização aplique as boas práticas que a norma indica. Além disso, é necessário que ela acompanhe o processo para identificar se essas ações tomadas foram eficazes. Para isso, entendamos cada um dos requisitos.

a) assegurar que o sistema de gestão da qualidade possa alcançar seus resultados pretendidos

Quando o sistema de gestão da qualidade é implementado, ele carrega determinados objetivos. Por isso, é necessário tomar medidas para garantir que esses objetivos sejam alcançados.

Dentre essas ações, é claro, deverão ser abordados os riscos e oportunidades. Por exemplo, imagine que um dos objetivos do SGQ é garantir que as máquinas de uma empresa funcionem com eficácia e não se danifiquem durante os processos de produção. 

Esse objetivo pode correr riscos caso a organização compre maquinários de segunda linha que apresentem problemas e necessitem de manutenção com frequência. Consequentemente o objetivo do SGQ não será alcançado, pois as linhas de produção poderão parar com frequência.

b) aumentar efeitos desejáveis

Esse requisito traz consigo algo fundamental para a organização que deseja dar um passo a mais e evoluir. Estou me referindo a aproveitar as oportunidades que surgem no decorrer dos processos. Quando uma organização tem um sistema que avalia os resultados e identifica algo que está dando certo, é necessário que se tire proveito dessa situação.  

O foco desse requisito é fazer com que a organização aproveite e obtenha mais efeitos positivos, criando e aproveitando as oportunidades que são identificadas. Por exemplo, uma rede de vendas percebe (através de seus sistemas de análise de desempenho) que está vendendo muito em determinada região. 

Uma das formas de aproveitar essa situação é dar mais foco a essa área e entender o porquê desse alto desempenho. Isso para aplicar o bom desempenho em outros locais, onde as vendas estão em baixa. 

c) prevenir, ou reduzir, efeitos indesejáveis

As organizações estão sujeitas a efeitos indesejáveis que podem vir a acontecer. Nem todos os riscos podem ser eliminados por completo. Entretanto, podem ser previstos com antecedência, analisados e tratados para reduzir os seus efeitos.  

Exemplificando, a organização identifica que a vida útil de uma de suas máquinas está chegando ao final. Logo, começa o processo de prevenção do risco de os processos pararem por conta de falhas da máquina. O risco já foi identificado antecipadamente e, para tratá-lo, a organização efetuará a substituição da máquina por uma nova. 

Caso a organização não tivesse um sistema de prevenção e identificação de riscos, provavelmente teria que lidar com um efeito indesejável, consequentemente teria seus processos atingidos, podendo resultar em perda de lucros e até mesmo problemas maiores. 

d) alcançar melhoria

Com os riscos identificados e minimizados e as oportunidades maximizadas, a probabilidade de se alcançar melhorias é muito maior.  É fundamental que essas melhorias sejam contínuas, apesar de já se está obtendo um resultado positivo, sempre tem algo que pode ser melhorado.

Melhorias podem ser identificadas através de sistema de análise, pesquisa de qualidade, entre outras formas

Suponhamos que o ponto forte de uma transportadora é a velocidade de entrega. Entretanto, é identificado através de análise que a velocidade de entrega pode melhorar com a contratação de mais um entregador. Apesar de já prestar um excelente serviço, essa empresa está buscando sempre melhorar e pode analisar este fato.

Trate os riscos e aproveite as oportunidades  

Esse requisito mostra que conseguir identificar e tratar os riscos e oportunidades é fundamental para o desenvolvimento da organização. Além de que, o fato de estarmos em constante mudança pode ser crucial para o surgimento de risco e, é claro, ajudar a levar ao tão buscado diferencial competitivo. 

Quando a organização tem um plano de contingência para tratar seus riscos e aproveitar as oportunidades que surgem, ela já está pronta para eventuais situações que possam vir a prejudicar o andamento dos processos. A organização evita o efeito surpresa e absorve os fatos positivos das oportunidades. Resumindo: mais e mais resultados positivos sempre!

Quer saber mais sobre a norma ISO 9001? Conheça nosso curso de auditor líder ISO 9001.

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?