Tendências das certificações ISO

O primeiro trimestre já acabou, porém ainda dá tempo de implementar em suas empresa as normas que são as maiores tendências de 2019 no brasil, saiba quais são:

Não podemos considerar a norma ISO 9001 e ISO 14001 como tendências para o mercado de certificações, afinal, não se trata mais normas em ascensão, mas já consolidadas.
As tendências aqui apontadas também não se ferem ao número de empresas que estão se certificando nestas normas, mas o que será inevitável dado as circunstancias.

1 – ISO 45001: Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional.

Publicada em Março de 2018, essa norma veio para substituir a OHSAS 18001. Faz um tempo que essa norma estava em especulação e finalmente ela está para jogo. As empresas que possuem certificação OHSAS deverão realizar a migração para o Sistema de gestão da ISO até março de 2021.
A ISO e o IAF recomendou as organizações iniciarem a implementação da transição a partir de 03/2018;

2- ISO 37001: Sistemas de gestão antissuborno

Diversas empresas já implementaram está norma e não é para menos. No cenário Brasileiro é uma ferramenta para usar para representar transparência corporativa. Acordos de leniência de empresas com alto índice de infrações/ suborno é outro fator imprescindível para o crescimento orgânico esta norma.
Além do que, não devemos esquecer que está é a unica certificação de compliance reconhecida tanto no Brasil, como no mundo.

 

3- ISO 27001: Sistemas de Gestão de Segurança da Informação

A ISO 27001 chega como uma das tendências das certificações como uma forma de adequação a Lei Brasileira de Proteção de Dados e Leis internacionais como GDPR – General Data Protection Regulation.

 

4- ISO 56002: Sistemas de Gestão de Inovação

É uma norma tão recente que nem ao menos foi publicado até a presente data, mas seus benefícios são tão claros e necessários que sua procura já é alta e promete ser uma dar maiores tendências deste ano.
A industria 4.0 está ai e você já deve estar cansado dessa história, mas o que você fez para se adequar a ela? Pois bem, a ISO 56002 estabelece medidas a serem adotadas de modo que favoreça a inovação de produtos e serviços.

Tendencias das certificacoes ISO ebookQuer saber mais?

Baixe nosso e-book Tendências sobre as certificações ISO

Todas as informações detalhadas sobre cada tendência.

Clique aqui.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?