Logo QMS Certification Blog
Pesquisar

Propósito na ISO 56002

A ISO 56002 vem aí ! Quer começar a pensar em inovação ? Identifique o propósito e entenda que propósito não é missão, nem visão, nem valores !

Talvez uma das maiores dificuldades atuais nas empresas que possuem ISO 9001 e buscam a migração para versão 2015 da norma seja essa. Sim a ISO 9001:2015 “bate” bastante nesta tecla (contexto) e na minha visão está exatamente aqui o grande ponto de  congruência entre a ISO 9001:2015 e a ISO 56002. Conseguir enxergar o próprio negócio como um TODO.

Dentro deste todo, o grande desafio inicial (primeiro passo) é buscar entender qual o propósito da organização na sociedade e analisar se este propósito está alinhado com todos os interessados que fazem parte do ecossistema onde está inserida aquela organização. Parece simples, não é simples mas é possível deixar simples.

Atualmente trabalhar apenas pelo lucro ou pelo salário no final do mês já não faz mais sentido algum nesta nova economia do século XXI e por isso o primeiro passo é sempre o mais desafiador.

Com a chegada da ISO 56002 muitas empresas se empolgarão com a possibilidade de possuírem uma certificação reconhecida mundialmente que atestará que esta empresa é uma empresa inovadora.

Atenção amigo leitor, muito cuidado nesta hora! É preciso fazer a lição de casa direitinho. Esta tarefa passa pela implantação de uma cultura de inovação e não apenas por um alinhamento com diretrizes normativas.

Em resumo, a inovação é uma maneira de pensar e não um controle sobre requisitos. É por isso que não será simples para uma organização ser uma organização certificada ISO 56.002, afinal mentalidade não se muda de um dia para o outro.

Apesar disso, se os C-levels, também conhecidos como alta administração, entenderem isso mais rapidamente terão a oportunidade de “surfar” num oceano azul de oportunidades e transformarão os resultados da organização com a implantação de um sistema de gestão da inovação.

Para isso acontecer, os consultores que já conhecem as normas ISO saem na frente também no oceano azul como profissionais que poderão ajudar estas empresas.

No entanto, os consultores também precisarão estudar e adaptar seu modelo mental ao modelo mental do século XXI se quiserem trabalhar estas oportunidades, afinal a ISO 56002 trabalha inovação, tolerância ao erro e criatividade, o que em geral é abominado pela ISO 9001.

Consultores que conseguirem a adaptação mental necessária para entender que criação e controle deverão caminhar juntos dentro da organização conseguirão contribuir para o desenvolvimento de nossas empresas brasileiras por meio do apoio na implantação de um sistema de gestão da inovação.

Caso tenha interesse em saber mais sobre como se preparar para esta oportunidade com a chegada da ISO 56.002 entre em contato.

Sucesso a todos e bora transformar !

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?