Por que implementar ISO 21001 na sua escola?

Ainda mais do que a organização, os alunos e outros beneficiários reconhecerão imediatamente o esforço de implementar a ISO 21001.

Como já falamos no artigo anterior, a ISO 21001 é a norma de Sistema de Gestão para Organizações Educacionais. Mas como ela pode ajudar as organizações educacionais?

A primeira coisa que pensei quando li a norma em maio de 2018 foi: “Eu definitivamente colocaria a minha filha em uma escola com estes controles!”. Assim como eu com certeza apreciaria estudar em uma escola, universidade ou qualquer outro modelo de organização de ensino que fosse certificada com esta norma.

Comentei com outros pais, amigos meus, sobre a norma e os controles que eram exigidos. Foi unânime! Todos falaram até que a certificação deveria ser mandatória. Eu já tenho uma visão um pouco mais conservadora. Acredito que não existe qualidade com obrigação. É essencial que organizações tenham iniciativa própria na busca pela qualidade, qualquer guru da qualidade assinaria embaixo esta afirmação. Do contrário, será apenas um certificado na parede, infelizmente.

iso 21001 inclusão escolarMas, além da opinião de pais preocupados com seus filhos, os benefícios da implementação da ISO 21001 para a gestão educacional pode ir muito mais longe. Alinhamento de objetivos claros entre todos os processos internos, definição de missão e visão atrelados aos objetivos, responsabilidade social, proporcionando educação de qualidade inclusiva e equitativa para todos, aprendizagem mais personalizada e uma resposta eficaz a todos os alunos, inclusive àqueles com necessidades especiais, processos e ferramentas para melhorar eficiência e eficácia, aumento de credibilidade, demonstração de compromisso com as práticas de gestão educacional, cultura de melhoria, compromisso com o atendimento de leis e regulamentações, gestão escolar participativa e estímulo a excelência e inovação.

Além das escolas, grandes empresas podem implementar a ISO 21001 em seus departamentos de treinamento organizacional. O benefício de uma implementação assim é justamente na estruturação de um sistema inteligente que cumpra requisitos para uma gestão robusta de seus processos e objetivos.

O profissional do departamento de treinamento, ou desenvolvimento, como as vezes é nomeado, conhece os principais problemas aos quais devem passar constantemente. A informação distorcida de gestores, os papeis e responsabilidade que mudam a todo momento ou que nem mesmo são definidos, um programa de desenvolvimento sem objetivos claros, a falta de engajamento dos treinandos, etc. Todos esses problemas podem ser tratados na implementação da ISO 21001 nas organizações.

É preciso destacar-se de alguma maneira no mercado educacional brasileiro. Uma indústria que cresce anualmente e que está em constante mudança nos últimos anos com os avanços tecnológicos e a tendência por educação a distância. Destacar-se significa não somente mostrar que possui um produto ou serviço educacional certificado, mas estar bem respaldado e preparado para esta certa turbulência da indústria educacional.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?