Blog QMS Brasil
contexto da organização iso 45001

Organismo de certificação acreditado

As certificações sejam elas quais forem como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 37001, entre outras, dependem de um processo sistemático e um organismo de certificação acreditado para ter o devido reconhecimento.

A acreditação é um reconhecimento que comprova que o processo de certificação foi realizado de acordo com padrões internacionais reconhecidos, bem como auditado e controlado. A acreditação de organismos de certificações é regida pela Norma ISO 17021, a Norma no qual os organismos são auditados pelo órgão acreditador.

O órgão aIAFcreditador é o regimento máximo no país para regulação dos processos de certificação, no Brasil o organismo acreditador é a CGCRE do Inmetro, os organismos de acreditação devem ser signatários de acordos multilaterais de reconhecimento mútuo, esse reconhecimento existe para que não existam barreiras comercias regionais e que organismos sejam reconhecidos em todo o mundo. Por exemplo, o Inmetro é reconhecido fora do Brasil, como a JAS-ANZ, organismo de acreditação da Oceania, é reconhecido no Brasil, isso devido ao acordo de reconhecimento o IAF – International Accreditation Forum.

O certificado acreditado é muito fácil de ser reconhecido, em todos os certificados existe uma logomarca/selo do órgão de acreditação no rodapé do certificado emitido pelo organismo de certificação acreditado, e caso essa certificação possua reconhecimento mútuo pode ser acompanhado da logomarca/selo do IAF.

A grande importância da avaliação sobre acreditação é o impacto que isso pode causar na credibilidade da certificação, um certificado sem acreditação das principais normas de certificação vale tanto quanto uma simples declaração de conformidade, um organismo de certificação acreditado garante essa credibilidade.

É importante ressaltar também, que a acreditação é realizada por códigos técnicos de ramo atividade, portanto sua empresa pode ter contratado um organismo de certificação acreditado porém, esse não possui o código técnico para emitir um certificado acreditado para o seu ramo de atividade.

Portanto, avalie seu organismo de certificação, seu certificado e a credibilidade geral do mesmo, na QMS um de nossos valores é CREDIBILIDADE, NOSSO PRODUTO! e por isso temos as principais acreditações em diversos de códigos diferentes.

Neifer França

Sou especialista em sistemas de gestão, formado em Tecnologia Ambiental com pós-graduação em Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Sou gerente de negócios e auditor líder da QMS nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 37001.

Adicionar Comentário

Follow us