O que realmente é inovação?

O conceito de inovação está cada vez mais popular. Ele nos permite utilizar normas, certificações de melhores práticas, estudos acadêmicos sobre o tema, tudo a favor de ajudar as empresas crescerem através de um novo paradigma. Apesar disso, tudo que se torna popular surge rodeado de falácias, que nem sempre são propositais, mas são fruto de interpretações erradas.

Isso pode ser infrutífero e até prejudicial, gerando perdas para as empresas e uma banalização do termo, afastando as empresas do que realmente pode ser algo positivo. Lidar com novidades sempre exige cuidado. Foi pensando nisso que listei abaixo cinco erros sobre a inovação que vão ajudar o empresário a criar um senso crítico profundo sobre o tema.

Preciso ser tecnológico

Para o público geral a inovação é uma tecnologia. Quando eles buscam aplicar a inovação em suas empresas, querem uma aparato tecnológico novo. A verdade é que o importante é a inovação resolver um problema. Muitas inovações analógicas ou mesmo no modelo de negócios podem ser mais relevantes que um novo parque industrial.

criatividade para inovaçãoInspiração divina

Muitos acham que inovar é sentar e ter grandes ideias, coisa de gênios criativos. A maioria desconhece que há processos, métricas, modelos pensados para inovar. A inovação precisa florescer em um ambiente criado para ser fértil às novas ideias.

Descoberta milagrosa

Boas ideias não acontecem num momento de lampejo, o fenômeno. Louis Pasteur dizia que o acaso favorece a mente bem preparada. Então, nada de ficar sentado esperando as ideias surgirem. A inovação acontece como consequência do entendimento de um problema com o cruzamento do seu repertório. Quanto mais profundo você for nesses dois quesitos, melhores ideias terá.

Coisa de gente jovem

Muitos gestores acreditam que inovação é coisa de startup, de empresas jovens, cercadas de jovens profissionais. Por mais que as revistas enalteçam os feitos de jovens empreendedores, há muitas pessoas mais velhas trabalhando em startups e esse intercâmbio entre as gerações é decisivo. Quando se tem alguém mais novo olhando um problema, assim como alguém mais velho, temos duas visões que não são antagonistas, mas complementares de como solucioná-lo. Uma equipe multidisciplinar é fundamental para a inovação.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?