Logo QMS Certification Blog
Pesquisar

O que é qualidade 4.0 e qual a relação com a ISO 56002?

Primeiramente temos que destacar que qualidade é um valor que o ser humano deveria possuir sempre quando vai realizar algo. Assim como a SEGURANÇA. 

Ou seja, quando trazemos  para dentro da empresa, todos os líderes e gestores deveriam carregar consigo estes valores de modo a multiplicar pelo exemplo e impactar os colaboradores de sua equipe.

Quando falamos de qualidade 4.0 estamos nos referindo mais especificamente a área de qualidade. Assim como já conhecemos bem o Sistemas de Gestão da qualidade (SGQ) existe agora uma nova abordagem chamada de abordagem 4.0.

Este nome qualidade 4.0 vem no rastro da nomenclatura já bem difundida no mercado de Indústria 4.0. Em geral o entendimento é o seguinte: Se temos que pensar na Indústria 4.0 precisamos analisar como será o impacto na qualidade. Com certeza absoluta algo irá mudar na relação inovação e qualidade e por isso definiu-se chamar de qualidade 4.0.

Mas atenção, não é a área da qualidade responsável pela qualidade e a segurança do seu departamento. É você gestor !

Em geral, o discurso não muda. O que muda com a qualidade 4.0 é o desafio que teremos para superar a fase 1, a mais difícil.

  • Fase 1: Pessoas – Conscientização – Mindset da alta administração
  • Fase 2: Processos – Organização – Visão dos processos ponta a ponta – Gestão por processos
  • Fase 3 : Tecnologia – Otimização – Uso aplicado em linha com a estratégia

 

O que vai diferenciar uma empresa com qualidade 4.0 de uma empresa com uma área da qualidade tradicional começa pelo modelo mental dos gestores e da alta administração.

Do Sistema de Gestão da qualidade moldado no século XX em silos funcionais, para Qualidade do Sistema de Gestão com comunicação horizontal, gestão por processos e visão holística do negócio, integrando Estratégia, Projetos, Processos e Gestão do Dia a Dia.

Não há organização, automação de processos, uso de blockchain, iOT, Big Data, AI, RPA entre outras tecnologias 4.0, que vai dar conta em um ambiente sem propósito e sem engajamento.

Portanto o desafio do game é passar da primeira fase, onde o risco é alto. Como ?

A ISO 56.002 deve ser publicada em breve no mundo, chega exatamente para ajudar as empresas a superarem as fases incluindo o pensamento inovador e estimulando a cultura da inovação num ambiente agregador e colaborador onde a multidisciplinaridade estará presente.

Qualidade 4.0 é a integração de Estratégia, Projetos, Processos e Gestão do dia a Dia. qualidade 4.0 é como consequência um ambiente ISO 56.002.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?