O que aprendemos na maior conferência de Qualidade do mundo

Qualidade é o tema da conferência anual World Conference on Quality and Improvement (WCQI) da American Society of Quality, essa que é a maior conferência de qualidade do mundo, por juntar mais de 2.500 participantes e mais de 100 expositores, e décadas de história.

Com 72 anos, o evento global atrai uma comunidade comprometida e entusiasta da Qualidade, e a versão em 2019 foi mais um desses momentos marcantes na história da World Conference on Quality and Improvement (WCQI). A cidade de Fort Worth no Texas foi a anfitriã esse ano, já que a cada ano a conferência é realizada em uma cidade diferente nos EUA, ano passado o evento foi realizado em Seatle e no próximo ano será realizado em Columbus, Ohio.

O tema geral deste ano, de acordo com Janet Raddatz, presidente da ASQ Conference Board, foi “Leading Change”. Como resultado, as áreas de foco da conferência foram: O Futuro da Qualidade, Gestão de Mudanças, Construindo e Sustentando uma Cultura de Qualidade e Fundamentos da Qualidade, todas essa áreas focos estavam dispostas em dezenas de palestras, workshops e q-talks durante os três dias da conferência de qualidade.

“A mudança sempre foi constante, mas no cenário digital de hoje o ritmo da mudança está acelerando a um ritmo cada vez mais rápido”, disse Rabbatz. “Isso cria desafios e oportunidades para as organizações e para nossa profissão de qualidade em geral. Existem aqueles que enfrentarão esses desafios e oportunidades de maneira proativa, e outros que esperarão e serão forçados a reagir em sua resposta ”.

 

Inteligência artificialO Futuro

Não por coincidência a palestra de abertura na plenária foi com o keynote speakear Patrick Schwerdtfeger, um futurista e autoridade nas áreas de big data, inteligência artificial, fintech e blockchain, Schwerdtfeger é autor do livro AI Anarchy INC, sobre inteligência artificial e blockchain. Schwerdtfeger explicou as mudanças que as empresas estão enfrentando em um mundo com cada vez mais informação e novos tecnologias, ressaltou a importância da adaptação das empresas na área da Inteligência Artificial e Blockchain e ressaltou a importância de análise de dados, um dos requisitos da ISO 9001, o qual as empresas pensam na aplicação apenas para o sistema de gestão da qualidade, porém a análise de dados deve ser cultura na empresa para tomada de decisão e priorização de ações.

 

Qualidade 4.0

A Qualidade 4.0 foi um assunto em bastante evidência no evento, o tema está sendo embandeirado pela ASQ em todo mundo, onde se traduz como a junção de todas as tecnologias da nova economia (Inteligência Artificial, Machine Learning, Blockchain, Internet das coisas, etc) aplicadas a área da qualidade. Com um Q-talk dedicado ao tema, diversas palestras circundavam o assunto e apresentaram grande popularidade. Pontuo nesse item a importância de aplicarmos conceitos da nova economia na área da qualidade, e avaliarmos como isso poderá ser aplicado aos nossos sistemas de gestão, com certeza o impacto será grande.

 

Liderança

Como o tema desse ano se tratou de “Leading Change” a liderença foi o assunto abordado em praticamente todas as palestras de certa maneira, lembro aqui que Liderança é mais um requisito da ISO 9001, e trata-se de todas as responsabilidades desse papel dentro de uma organização. A palestra de encerramento foi da excelente Charlene Li, ela ressaltou o papel da liderança na nova era e chamou a atenção do público demonstrando um simples slide onde mostrava que o que separa as grandes realizações de um líder para a mediocridade de outro é a estabilidade na zona de conforto, e quando falamos sobre nova era, não há espaço para zona de conforto

A QMS

O motivo da QMS estar presente na World Conference on Quality and Improvement (WCQI) é simples, somos mais que uma certificadora somos um verdadeiro parceiro de negócios, e precisamos estar onde os melhores estão. Entregamos aos nossos clientes a excelência em nossos serviços de certificação, auditoria e treinamento, somos inovadores e diferentes dos iguais, trazemos aos clientes QMS o que existe de mais novo e atual da nossa área, a WCQI é apenas uma das ações para esse objetivo.

ASQ-WCQI nos vemos em 2020!

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?