ISO 56002 – A ISO da Inovação: Implantação, resultados e atestado de conformidade

ISO 56002 foi publicada em Julho/2019 com o objetivo de se tornar a principal referência sobre gestão da inovação e já vem transformando empresas em todo mundo. A QMS é responsável pela divulgação, disseminação de cultura e lança produto inédito para atestar a conformidade nas empresas.

A ISO 56002 é a compilação de mais de 10 anos de estudos da ISO, onde os 163 países contribuíram com as melhores práticas em inovação. Dessas diretrizes saiu a ISO 56002, que é uma norma voltada para a gestão de inovação e possui total aderência com as mudanças que estão ocorrendo, principalmente por conta da chegada da nova revolução industrial (indústria 4.0).

A ISO 56002 visa padronizar terminologias, ferramentas, métodos e interações entre as partes envolvidas na inovação. Como o sistema de gestão da inovação implementado nas empresas os ganhos esperados são:

  • Economizar custos e reduzir riscos ao inovar e colaborar através das fronteiras;
  • Aumentar a capacidade da organização de tomar decisões: testar e tentar, falhar rapidamente, capacidade de assumir riscos razoáveis, enfrentar desafios e mudanças no mundo;
  • Melhorar os resultados do processo de inovação e contribuir para monitorar o retorno dos investimentos feitos em inovação
  • Compartilhar uma “linguagem comum” globalmente aceita para o gerenciamento da inovação
  • Avaliar o progresso da organização e identificar e compartilhar boas práticas em gestão da inovação

A implementação da ISO 56002 ocorre dentro das organizações seguindo as diretrizes da Norma, bem como estabelecendo métodos e ferramentas pospostos para gerar invocação na organização. A ISO 56002 pode ser implementada de forma integrada com outras normas de sistemas de gestão como a ISO 9001, ISO 27001, entro outros, pois está alinhada ao Anexo SL, layout comum entre as Normas ISO.

Os resultados já mensurados entre as empresas que implementaram a Norma apontam a estruturação de um programa consistente de gestão da inovação interna, bem como ganhos relativos a integração dos colaboradores com o objetivo de inovar seus processos, produtos e serviços.

A QMS é pioneira em estruturar um programa que permite auditar as empresas e emitir um certificado ISO 56002 por atestado e conformidade, esse processo segue requisitos rígidos de internos dos processos da QMS como qualificação de auditores, estruturação de processo técnico, rastreabilidade interna do processo e auditorias periódicas para manter o atestado de conformidade. Para obter o atestado de conformidade de acordo com a ISO 56002 a empresa deve seguir os seguintes passos:

  1. Implementar as diretrizes da ISO 56002 em seus processos;
  2. Contatar a QMS para avaliação do perfil da empresa e emissão da proposta comercial;
  3. Realizar as auditorias iniciais com a QMS divididos entre auditoria documental e auditoria de processos de inovação;
  4. Receber o atestado de conformidade da ISO 56002 e manter sistema de gestão ativo com auditorias internas anuais;
  5. Anualmente ser auditado pela QMS para manutenção do atestado de conformidade.

Nós da QMS, estamos ansiosos para explicar todo o processo para você, entre em contato caso queira saber mais sobre o processo.

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?