Logo QMS Certification Blog
Pesquisar

ISO 37001 – Combatendo a corrupção com Gestão Antissuborno

No Brasil hoje a corrupção é assunto de qualquer conversa, por tudo o que está acontecendo atualmente no país a população está mais atenta as notícias e medidas para combater a corrupção, questionando suas atividades do dia a dia e os valores que ensinam aos seus filhos.

Porém, passamos maior parte de nosso dia em nossas empresas, seja você um empreendedor, diretor, gerente ou colaborador. Afinal, como combater a corrupção dentro de uma empresa?

ISO 37001 — Sistemas de gestão antissuborno, sim! Uma norma ISO pode lhe auxiliar no combate a corrupção dentro de qualquer empresa, independente do porte e/ou ramo de atividade.

A Norma ISO 37001 foi publicada pela ISO em Outubro/2016 e sua versão brasileira será lançada no primeiro semestre de 2017.

Talvez você esteja pensando como uma Norma pode ajudar sua empresa no combate a corrupção, é simples, vamos lá:

 

Contexto da Organização e Partes Interessadas

A Norma defini que as empresas devem estabelecer por meio de metodologia o contexto da organização e as partes interessadas pertinentes para ações antissuborno, assim dentro dos processos de gestão a empresa irá priorizar ações dentro de um contexto pré estabelecido e conhecido.

 

Política Antissuborno

A empresa também deve estabelecer uma política clara de antissuborno, onde deve constar no mínimo esclarecimentos formais sobre proibição de suborno, cumprimento de leis antissuborno, autoridade, independência, e as consequências do não cumprimento.

 

Análise de Risco

Uma análise de risco com a metodologia da preferência da empresa deve ser estabelecida, afim de identificar riscos de suborno para que possa priorizar ações para esses identificados.

A ISO 37001 é um meio, um método, uma forma, uma ferramenta que podemos usar dentro de nossas empresas para começar a transformar uma sociedade, e então, vamos iniciar algo para realmente mudar?

Quer mais informações sobre a certificação? Entre em contato conosco!

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?