ISO 21001 – Já ouviu falar?

A certificação na ISO 21001, voltada para a gestão de Organizações de Ensino, pode revolucionar o modo de gerenciar e atender aos requisitos de alunos, pais e outros interessados.

A ISO 21001 foi publicada pela ISO (International Organization for Standardization) em Maio de 2018 e aborda requisitos com orientação para uso para implementação de um Sistema de Gestão para Organizações Educacionais (SGOE).

Basicamente, a ISO 21001 é uma norma baseada na ISO 9001 com requisitos específicos para Organizações Educacionais. Esta norma está cancelando e substituindo a ABNT NBR 15419:2006 (Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2000 nas organizações educacionais). Recentemente, o Comitê Brasileiro da Qualidade (CB-25) da ABNT, colocou a ISO 21001 em fase de tradução oficial para sua posterior publicação como NBR. A previsão para publicação ainda é incerta, porém a norma já pode ser adquirida em inglês por meio do Catálogo ABNT.

iso 21001As “Organizações de Ensino” mencionada, porém, possui um sentido mais amplo do que inicialmente pode ser imaginado. A sua aplicação poderá ser recebida por qualquer organização que use um currículo para apoiar o desenvolvimento de competências por meio de ensino, aprendizagem ou pesquisa, independentemente do tipo, tamanho ou método de entrega. Isso pode incluir também organizações cujo negócio principal não é a educação, como departamentos de treinamento profissional. Imagine as possibilidades!

Organizações que oferecem ensino a distância, desde aquele berçário simples do seu bairro até grandes universidades. A norma requere uma série de obrigações às organizações, incluindo especificações para ensino infantil e educação especial.

Acredito que teremos uma grande revolução educacional com a implementação desta norma. Hoje são muito poucas organizações de ensino que possuem uma ISO 9001, por exemplo, porém não acredito que seja por falta de vontade, mas por falta de conhecimento.

Cada vez mais as escolas estão preocupadas (e os pais mais ainda), com a segurança dos alunos, principalmente com o desencadeamento de desastres recentes, com a qualidade do ensino e com a transparência com todos os envolvidos com a educação (alunos, pais ou representantes legais, professores, funcionários, comunidade, etc). Isso pode levar a um interesse muito maior do que havia na primeira década do milênio.

A ISO 21001 seguirá a mesma estrutura proposta pelo Anexo SL, assim como a ISO 9001 e todas as outras normas mais recentes. Abordando requisitos para situações muito interessantes e importantes, como: instalações, competência de professores e equipe, comunicação, planos individuais de aprendizagem, recepção e entrega de crianças, cuidados de higiene, cuidados em situações de doença ou acidente, materiais, equipamentos e espaços lúdico-pedagógicos, gestão comportamental e prevenção do abuso e negligência infantil, além de muitos outros que garantirão a satisfação de todos os envolvidos e um controle certificado de gestão de seu sistema.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?