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A ISO 20252 como instrumento para confiabilidade das pesquisas eleitorais

A ISO 20252 como instrumento para confiabilidade das pesquisas eleitorais

A cada dois anos nós temos eleições no Brasil, as municipais e estaduais/federais. Os questionamentos sobre as pesquisas eleitorais de intenções de votos são contínuos nessa época, e um grande instrumento de confiabilidade é a ISO 20252

O tema sempre é bem polêmico, as pesquisas eleitorais em todas as eleições são colocadas à prova devido a resultados diferentes do pleito final. Práticas internacionais de padrões de pesquisas devem ser seguidas para promover confiabilidade ao processo, só assim a desconfiança do público irá diminuir em relação as pesquisas eleitorais, e o primeiro passo seria a certificação das empresas na ISO 20252 por um organismo independente.

PesquisaA ISO 20252 é uma Norma internacional denominada Requisitos para Pesquisas de Mercado, Opinião e Social. A primeira versão da Norma foi publicada em 2006 e o objetivo é padronizar requisitos para pequisas, para encorajar a coerência e a transparência na forma como as pesquisas são realizadas, garantindo confiança em seus resultados e, seu provedores.

Atualmente está na versão 2012, e em processo de revisão para alinhamento ao novo padrão da ISO de estrutura de alto nível, denominado Anexo SL. Assim poderá facilitar ainda mais a integração e entendimento com outras normas de sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, entre outras.

Além do requisito 3 que trata-se de sistemas de gestão, baseado na ISO 9001, outros requisitos demonstram a confiabilidade de pesquisas, como por exemplo uma estrutura que pode ser aportada em pesquisas eleitorais, são eles:

  • O requisito 4, trata do planejamento da pesquisa de mercado, considerando a resposta a uma solicitação de um projeto de pesquisa por meio de cotação ou proposta, o cronograma do projeto, o desenho do questionários e/ou roteiro de discussão, o desenho da amostra preterida, o monitoramento da execução, os documentos oriundos do trabalho, e por fim, como será reportado o resultado da pesquisa.
  • No requisito 5, a norma trata da execução do projeto de pesquisa de mercado em uma de suas modalidades, ou na combinação destas (projeto qualitativo, quantitativo, auto preenchimento e/ou observação). Este requisito também trata dos requisitos mínimos de competência e treinamento da equipe da coleta de dados, e do processo de validação da pesquisa, mais conhecido com o controle de qualidade.
  • O requisito 6, estabelece os requisitos de gestão e processamento de dados, considerando a entrada de dados por cópia física ou a precisão de bases de dados que não existem entrada manual, a codificação e a edição dos dados. Trata ainda da entrega de dados por meio eletrônico e da cópia de segurança (backup) do projeto.
  • O ultimo requisito 7, estabelece os requisitos obrigatórios do relatório da pesquisa, seja ela qualitativa, quantitativa e/ou observacional.

Toda essa prática exercida nas empresas que realizam pesquisas eleitorais, inclusive nas suas subcontratas, traria maior confiabilidade ao processo, poderia exercer um papel fundamental na sociedade em relação aos cuidados que são preservados para esse tema. Os cidadãos sabendo da certificação e das práticas adotadas, com certeza, estariam mais dispostos a crer nas pesquisas eleitorais, o que não ocorre hoje.

Nós da QMS atuamos com a certificação ISO 20252, caso queiram saber mais sobre o processo entrem em contato conosco.

 

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Neifer França

Sou especialista em sistemas de gestão, formado em Tecnologia Ambiental com pós-graduação em Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Sou gerente de negócios e auditor líder da QMS nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 37001.

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