Empresas certificadas ISO 56002, Brasil sai na frente na ISO da Inovação

A Norma ISO 56002 foi lançada oficialmente em 15/07/2019 para ser a primeira norma ISO de inovação e ajudar empresas a serem mais inovadoras por meio de uma gestão estruturada.

Logo uma semana após a publicação da Norma, o Brasil já teve duas empresas certificadas ISO 56002, empresas que já estavam implementando a Norma desde os drafts iniciais e já possuíam uma cultura de inovação estruturada e madura, o que tornou a adoção da ISO 56002 algo natural em seus processos.

Aqui cabe ressaltar que, como a ISO 56002 é uma Norma de diretrizes e não de requisitos, a certificação é realizada por atestado de conformidade, ou seja, os auditores da QMS vão até empresa realizam todo o processo de auditoria, buscam evidências, entendem a implementação da Norma na organização e atestam a conformidade do sistema de gestão de inovação de acordo com a ISO 56002. Todos os processos com o mais alto nível de credibilidade, seguindo todos os protocolos internacionais de auditoria.

Demonstro nesse post o case das duas empresas certificadas ISO 56002 uma semana após a publicação da Norma ISO 56002:

Logo CSI LocaçõesCSI Locação de Equipamentos

Uma empresa com o DNA inovador e cultura de inovação que transcende os processos organizacionais. A empresa de 72 funcionários, localizada em Fortaleza/CE, implementou os processos e ajustes da ISO 56002 em cerca de 4 meses, isso porque já adotava muitas ferramentas de inovação, o que ajudou no processo de auditoria e adequação às diretrizes da ISO 56002.

A CSI tem como escopo, gestão de insigths e projetos de inovação, com base no core business (locação de equipamentos audiovisuais para eventos, locação de grupos geradores, outsourcing de T.I), e novos modelos de negócios, utilizando Inovação Estratégica, Incremental, Funcional e Exponencial.

A empresa passou por 5 dias de auditoria intensos com verificação de processos, entendimento do planejamento estratégico, entrevista com os colaboradores, verificação de projetos, e todos processos de uma auditoria de sistemas de gestão. O que culminou no atestado de conformidade como uma das empresas certificadas ISO 56002.

A auditora do processo pontuou os maiores pontos fortes da organização, como: DNA de Inovação, Plataformas gamificadas e digitais, engajamento da equipe, fluidez e agilidade dos insights e ações e principalmente a competência e know how da empresa.

A CSI é um exemplo de empresa brasileira a ser seguida, ágil, inovadora e com o compromisso da melhoria contínua de seus processos internos.

 

MazzaferoMAZAFERRO

A empresa com busca intensiva de conhecimento e inovação em novos produtos também obteve a certificação ISO 56002. A empresa localizada em São Paulo/SP, com 146 funcionários, implementou o sistema de gestão da inovação em cerca de 6 meses e obteve ganhos significativos com a melhor estruturação do processo de inovação.

A Mazaferro tem como escopo gestão de insights para design e comercialização de novos produtos e serviços ligados a fios, utilidades, color charts e adjacências.

A empresa passou por 6 dias de auditorias, onde todas as áreas foram auditadas, desde processos produtivos, gestão de patentes, pesquisa e desenvolvimento, entre outros. Ao final do processo a empresa recebeu o atestado de conformidade com empresas certificadas ISO 56002.

A auditora pontuou como pontos fortes do processo da empresa o investimento em novos produtos/segmentos, estrutura documental, engajamento da equipe e competência técnica dos envolvidos.

A Mazaferro se adequa a indústria 4.0 com a certificação ISO 56002, e se torna referência no ramo industrial.

 

Empresas certificadas ISO 56002

A CSI e a Mazaffero saem na frente como as primeiras empresas a receberem o atestado de conformidade ISO 56002 no dia 22/07/2019, o que se torna um marco importante para cultura de inovação do país e exemplos para demais organizações, sejam indústrias ou empresas de serviços.

A sua empresa pode se juntar a CSI e a Mazaferro como empresas certificadas ISO 56002, entre em contato conosco e saiba mais sobre o processo de certificação da ISO 56002.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?