Comprometimento da alta direção na empresa certificada

Comprometimento da alta direção na empresa certificada

As principais normas de gestão abordam o comprometimento da alta direção como requisito da implementação e manutenção do sistema de gestão, porém profissionais da área vão além do requisito normativo e identificam tal processo como fundamental para que um projeto de implementação tenha êxito e seja melhorado continuamente.

A alta direção de uma organização deve estabelecer políticas e diretrizes, bem como estabelecer e cobrar responsáveis para os mais diversos processos de um sistema de gestão, atualmente o papel do representante da direção têm como responsabilidade assegurar que os processos sejam estabelecidos e mantidos, relatar a alta direção o desempenho do sistema de gestão e assegurar a conscientização dentro da organização.

De acordo com documento padrão da ISO denominado ANEXO SL, nas próximas versões das normas de sistemas de gestão a figura do representante da direção será extinta, passando assim denotar mais claramente a responsabilidade pelo estabelecimento de diretrizes e delegação de responsabilidades à alta direção, a qual terá um papel ainda mais claro de liderança em futuros sistemas de gestão.

Também no ciclo PDCA de todas as normas de sistema de gestão com novas revisão, é possível identificar que a Alta Direção é o centro do macrofluxo, isso não é mais do que uma simples imagem, esse processo representa uma mudança de conceito nas normas e traz o líder para dentro das atividades.

Podemos concluir que, independente do tipo de projeto a ser implementado e mantido a liderança é fundamental para seu êxito e melhoria, e a luz dos sistemas de sistemas de gestão esta liderança na organização não pode ser outra figura que não seja a alta direção.

A QMS possui uma abordagem direta nesse quesito e está na vanguarda das melhores práticas de auditorias para certificação de sistemas de gestão, ISO9001, ISO14001, OHSAS18001, etc.

Dúvidas com certificação? Consulte a QMS!

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?