AS 7 FERRAMENTAS DA QUALIDADE – DIAGRAMA DE PARETO

StockSnap_DUAHA1V312Iremos fazer um serie de post sendo divido por ferramentas da qualidade, visando facilitar o trabalho daqueles que são responsáveis pela condução de um processo de planejamento ou análise e solução de problemas e trazendo o conceito com uma linguagem simples e fácil de entender.

DIAGRAMA DE PARETO

Conhecido como Gráfico de Pareto, surgiu a partir do princípio do italiano Vilfredo Pareto que através de estudos chegou à conclusão de que a maior parte da riqueza pertencia a poucas pessoas, e 20% dos proprietários possuíam 80% das terras, enquanto os restantes 20% das terras pertencia ao 80% da população restante. Essa relação ficou conhecida como relação 20-80, ou seja, 20% das causas são responsáveis por 80% dos efeitos.

O gráfico de Pareto dispõe a informação de modo a tornar evidente e visual as prioridades na tomada de decisão.

Juran aplicou este princípio na área da qualidade, para classificar os problemas, identificando os poucos problemas que são vitais e diferenciando-os dos muitos que são triviais. Este método foi por ele denominado Análise de Pareto.

Os problemas relacionados a qualidade de produtos e processos, os quais resultam em perdas, podem ser classificados em duas categorias:

  • poucos vitais”representam poucos problemas que resultam em grandes perdas
  • “muitos triviais”representam muitos problemas que resultam em poucas perdas

Tabela Post

Veja no exemplo, que ao estabelecer essa relação, a tomada de decisão ficou mais clara com a priorização dos maiores problemas de parada de máquina. Os envolvidos tem mais foco na solução dos problemas.

Para aplicação prática desta ferramenta, devemos considerar duas etapas importantes:

  • Coleta e preparo dos dados;
  • Construção do gráfico;

Para isso, defina o tipo de problema a ser estudado, liste os possíveis fatores de estratificação (categorias) do problema escolhido, crie a categoria “outros” para agrupar as ocorrências menos frequentes, cada ocorrência da categoria “outros” deve ser completamente identificada; estabeleça o método e o período de coleta de dados, elabore uma lista de verificação apropriada para coletar os dados e preencha a lista de verificação, registrando o total de vezes que cada categoria foi observada e o número total de observações.

A partir dos dados completos, elabore uma planilha de dados para o gráfico de Pareto, considerando colunas de Categorias, Quantidades (totais individuais), Totais acumulados, Percentagens do total geral, Percentagens acumuladas, listando as categorias em ordem decrescente de quantidade.

Essa ferramenta pode ser utilizada como auxiliar em diversos departamentos como forma de se conhecer as causas dos problemas, perdas, bem como melhorar processos internos e proporcionar redução de custos. Alguns exemplos de aplicações:

Qualidade: Percentual de produtos defeituosos, número de reclamações de clientes, número de devoluções de produtos

Custo: Perdas de produção, gastos com reparos de produtos dentro do prazo de garantia, custos de manutenção de equipamentos

Entrega: Índices de atraso de entrega, índices de entrega em quantidade e local errados, falta de matéria-prima em estoque.

Segurança: Número de acidentes de trabalho, índices de gravidade dos acidentes, número de acidentes sofridos por usuários do produto

Máquinas: Desgaste, manutenção, modo de operação, tipo de ferramenta utilizada

Matérias-primas: Fornecedor, lote, tipo, armazenamento, transporte

Mão-de-obra: Idade, treinamento, saúde, experiência.

O conhecimento e priorização dos problemas nos permite uma decisão baseada em evidências, não em dados surreais ou opiniões.

Conheça mais sobre a certificação da qualidade: https://qmsbrasil.com.br/iso9001/

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