Logo QMS Certification Blog
Pesquisar

3 características para ser um excelente auditor ISO

A responsabilidade de um auditor ISO, seja de 1ª, 2ª ou 3ª parte é muito grande, envolve avaliar os processos da organização e verificar a aderência com a Norma de referência, nesse artigo escrevo 3 dicas para ser um bom auditor ISO.

A Norma que prevê as diretrizes para auditoria de sistemas de gestão, inclusive itens específicos sobre o auditor ISO, é a ISO 19011. Todos os requisitos para elaborar, gerenciar e conduzir um processo de auditoria são descritos nessa Norma, até mesmo itens relacionados a competência de um auditor, como conhecimento nas Normas, experiência, conhecimentos técnicos, etc. Porém, nesse artigo gostaria de abordar características mais comportamentais e de fundamental importância para o processo de auditoria e para carreira de um auditor:

 

QUESTIONADOR

O auditor ISO deve ser por natureza um questionador, para buscar evidências de conformidade nos processos da empresa o auditor deve questionar em entrevistas, deve questionar evidências documentais, questionar processos, etc. Note que não há relação entre questionar e ser inconveniente, o papel do auditor é justamente questionar e essa ação deve ser realizada de forma educada, simpática, e de forma que não coloque o interlocutor em uma situação defensiva, pois caso isso aconteça o processo de auditoria vai ser prejudicado. Portanto, questione e seja agradável.

 

mente aberta auditor isoMENTE ABERTA

O auditor ISO deve ter mente aberta, isso quer dizer livre de pré julgamentos e inferências antes de uma avaliação detalhada da conformidade com a Norma de referência. O auditor ISO deve buscar sempre entender o processo e avaliar todos os espectros que encaixem o processo da empresa na conformidade com a Norma de referência. Mente aberta significa se colocar sempre em lugar de aprendizado, pois um processo de auditoria nada mais é que um processo de aprendizado recíproco, tanto do auditor ISO como do auditado.

 

CURIOSIDADE

A curiosidade está relacionada a característica do auditor em buscar mais conhecimento, a busca incessante pelo conhecimento de processos e inovações em cada área auditada deve ser uma característica latente na vida do auditor ISO. Independente da experiência do auditor, a importância em se preparar para uma auditoria é fundamental, utilizando a curiosidade o auditor ISO deve buscar previamente entender o processo da empresa, mercado, características do setor, entradas e saídas, riscos, etc. Essa preparação prévia será determinante para os resultados de uma auditoria eficaz.

Essas são apenas 3 características que destaco como fundamentais para ser um bom auditor ISO, faça uma auto avaliação de sua competência nessas características e se necessário busque melhorar. Questione mais, tenha sua mente aberta e seja curioso, com essas três características básicas estará com longo caminho andado para ser um excelente auditor ISO.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

Como funciona o ciclo de auditorias nas certificações ISO?

O ciclo de auditorias nas certificações ISO corresponde a quantidade e frequência de auditorias que precisam acontecer para que sua empresa receba e mantenha o tão sonhado certificado. Para que isso aconteça, há um processo muito bem estabelecido e que depende tanto da sua empresa quanto do