Como a ISO 9001 pode dar lucro para o seu negócio?

A norma ISO 9001 é uma ferramenta de gestão para qualquer tipo de empresa, independente do ramo de atividade ou porte da organização.

Essa ferramenta têm como objetivo principal a satisfação dos clientes e partes interessadas, logo clientes e partes interessadas satisfeitos é igual a lucro, porém elenquei alguns itens para exemplificar essa matemática.

Planejamento estratégico eficaz

Com a ISO 9001 as organização possuem ferramentas para estabelecer um planejamento estratégico mais eficaz, especificamente no item Contexto da Organização, onde é necessário fazer uma avaliação das questões internas e externas do negócio com foco no sistema de gestão da qualidade. Isso proporciona um melhor planejamento e direcionamento estratégico.

Aperfeiçoamento da Liderança

O item 5 da Norma ISO 9001:2015 estabelece diretrizes para um processo de liderança sistemático, a alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento para diversos padrões e termos como engajamento de pessoas, provisão de recursos, comunicação e promoção de melhoria fazem parte desse requisito.

Riscos e Oportunidades

Avaliação de riscos organizacionais é abordada no item 6 da Norma, o risco deve ser abordado em todos os níveis da organização, seja estratégico, tático e operacional, sendo assim uma avaliação de riscos detalhada promove benefícios de antecipação de falhas de processo, direcionamento e priorização de ações e implementação de oportunidades.

Estrutura Organizacional

Considero a item 7 da Norma como a estruturação organizacional de uma empresa, nesse item são estabelecidos a provisão de recursos humanos, recursos de infraestrutura, ambiente de operação, conhecimento organizacional entre outros.

Operação das atividades

A operação das atividades, seja fabricação de um produto ou prestação de um serviço deve ser controlada, ter processos definidos, deve ser monitorada e planejada, tudo isso está previsto no item 8 da Norma ISO 9001:2015, onde a estruturação da atividade estabelece um melhor controle e redução de perdas.

Desempenho

Existem inúmeras formas para que desempenho da organização possa ser medido, como indicadores de desempenho, satisfação do cliente, conformidade de produtos e serviços, desempenho de fornecedores, auditorias periódicas e revisão do sistema de gestão, são itens de análise de desempenho da organização.

Esses são apenas exemplos de que a Norma ISO 9001 pode trazer lucro real a uma empresa, pode melhorar a eficácia de gestão, estabelecer rotinas de melhoria de processos e antecipação de riscos, isso torna um ciclo contínuo de melhoria e traz lucro!

Sugiro uma reflexão, você empresário ou profissional da qualidade consegue ver isso na sua empresa certificada? Se não, está na hora de usar o sistema de gestão para dar lucro e não despesa.

 

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?