A ISO 9001 para Gestão de Pessoas

A ISO 9001 para gestão de pessoas é uma ferramenta de gestão que ajuda as organizações também padronizar e procedimentar processos relacionados à área, como avaliação de desempenho, treinamentos, avaliação de eficácia de treinamento, entre outros.

Existem diversos requisitos da Norma que se relacionam com o processo de gestão de pessoas para uma organização, explico cada um deles:

Requisito 7.1.6 Conhecimento Organizacional

A Norma enfatiza que a organização deve determinar o conhecimento organizacional necessário para operação de seus processos e para alcançar a conformidade de produtos e serviços.

Quando falamos sobre gestão de pessoas também falamos sobre Know-How da empresa, porque pessoas são recursos e são peças fundamentais no conhecimento organizacional, seja por experiência, procedimentos e/ou treinamentos.

A Norma sugere em suas notas do requisito em questão, que o conhecimento organizacional pode ser obtido por fontes internas e externas, cita inclusive como fontes internas “compartilhamento de conhecimento e experiência não documentados”, e para gestão de pessoas de forma eficaz esse fluxo de compartilhamento deve ser contínuo e irrigado afim de aumentar o conhecimento organizacional.

Requisito 7.2 Competência

Ao falar de gestão de pessoas não há como separar a competência, neste requisito a Norma descreve que a organização deve “determinar a competência necessária de pessoas que realizem trabalho sob o seu controle”, ou seja, qual a competência desejada pela empresa para funções na organização.

Uma forma de avaliar e assegurar a competência, como a própria norma enfatiza, é por meio de educação, treinamento ou experiência, e quando determinado a organização deve tomar ações para adquirir essa competência pré determinada.

A Norma inclusive cita um termo novo em suas nota, a mentoria, a ajuda e/ou acompanhamento de alguém com mais experiência a um iniciante ou com menos experiência. Grande novidade na Norma, ponto positivo para ISO.

Requisito 7.3 Conscientização

Não menos importante que os demais, a conscientização é a base para a gestão de pessoas em uma organização, a Norma estabelece como requisito que a organização deve assegurar que as pessoas estejam conscientes da política da qualidade, dos objetivos da qualidade, de sua contribuição para eficácia do sistema de gestão e implicações de não estar conforme os requisitos.

Obviamente que em um processo de conscientização, você pode abranger outros itens importantes de sua organização, como por exemplo, a missão, visão, valores e contexto organizacional da empresa.

A ISO 9001 é a ferramenta, quem faz a gestão é você.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?