Auditorias internas e externas do sistema de gestão

Auditorias internas e externas é um tema constantemente discutido quando da implementação do sistema de gestão, segundo a ISO 19011 a auditoria é “um processo sistemático, documentado e independente para obter evidência de auditoria e avaliá-las, objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria são atendidos”

A auditoria interna, ou auditoria de primeira parte, é um requisito descrito em todas as Normas de sistemas de gestão, normalmente é realizando por pessoal interno ou contratado, mas não têm caráter de certificação e sim de avaliação da consistência do sistema de gestão.

Para realização de uma auditoria interna o auditor deve ser qualificado conforme requisitos das normas de sistemas de gestão, essa qualificação envolve um treinamento específico que contemple requisitos da Norma de referência a ser auditada (ex. ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, etc), além de qualificação na Norma ISO 19011 – Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão.

O auditor interno pode ser um colaborador da própria empresa a ser auditada, desde que não audite o seu próprio trabalho, assim evidenciando a imparcialidade do processo, também a auditoria interna pode ser realizada por consultor contratado, desde que atenda os requisitos mínimos de qualificação conforme citado acima.

Já a auditoria externa é o que chamamos de auditoria de certificação, ou seja, quando um organismo de certificação é contratado para realizar auditoria objetivando a certificação do sistema de gestão em conformidade com a Norma de referência, esse processo envolve um nível de detalhamento maior do que auditoria interna por ser rastreado de acordo com padrões internacionais de acreditação.

Além da auditoria de primeira e terceira parte, um processo comum é auditoria de segunda parte, onde um organismo ou profissional é contratado por uma empresa para auditar outra, normalmente utilizado em auditorias em fornecedores para qualificação em uma determinada referência.

Os processos de auditoria são padronizados e promovem maior credibilidade ao sistema de gestão, seja uma auditoria interna para avaliação da conformidade dos requisitos ou uma auditoria externa para certificação.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?