Acreditação de Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão

Acreditação de Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão

A acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão é um requisito fundamental que deve ser avaliado na escolha da certificadora, a acreditação é o processo de credenciamento para que um organismo de certificação possa certificar outras empresas.

O IAF – International Accreditation Forum é o órgão internacional que regula as atividades dos organismos de acreditação, esses por sua vez fazem a acreditação dos organismos de certificação e então esses podem certificar empresas, por exemplo, certificar empresas na Norma ISO 9001, ISO14001, OHsas18001, etc.

O IAF – International Accreditation Forum regula um tratado internacional denominado acordo de reconhecimento mútuo, esse acordo preconiza que todos os organismos de acreditação podem atuar nos países signatários. Como exemplo, o organismo de acreditação Brasileiro, o Inmetro, pode atuar em todos os países membros, assim como por exemplo, a JAS-ANZ organismo internacional Australiano, pode atuar no Brasil. Esse acordo visa fomentar o livre comércio entre os países membros, inclusive no campo de certificação de sistemas de gestão como a ISO 9001 e ISO 14001.

 

Somente certificados com selo do Inmetro são reconhecidos no Brasil?

Não, isso não é verdade, conforme citado acima o Brasil é um país membro do IAF e assinou o MLA – Multilateral Recognition Arrangements (Acordo Multilateral de Reconhecimento Mútuo), esse acordo preconiza que o Brasil é obrigado a reconhecer os organismos de acreditação internacionais que atuam no país, assim como os países membros são obrigados a aceitar o selo do organismo de acreditação Brasileiro. Como trata-se de tratado internacional assinado pelo país, todas empresas devem seguir o mesmo.

 

Como identificar um certificado acreditado signatário do IAF?

Todo certificado com acreditação que faz parte do MLA – Multilateral Recognition Arrangements (Acordo Multilateral de Reconhecimento Mútuo) deve ter ao lado do selo do organismo de acreditação também o selo do acordo, assim chancelando reconhecimento internacional ao certificado, como exemplo abaixo o selo do organismo de acreditação JAS-ANZ seguido do selo MLA – Multilateral Recognition Arrangements:

 

 

Esses acordos são reconhecidos pelo Inmetro?

Sim, como explicado acima, o Inmetro é signatário do IAF e portanto deve reconhecer a atuação de organismos de acreditação, nesse link http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/reconh_inter.asp , o organismo de acreditação brasileiro explica os acordos internacionais de reconhecimento e afirma “Como signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo (MLA), a Cgcre reconhece as práticas de outros sistemas de acreditação como equivalentes àquelas do seu próprio sistema, no âmbito do respectivo MLA.”. Portanto, um organismo de certificação pode ser acreditado pelo Inmetro ou qualquer outro organismo de acreditação signatário ao MLA.

 

Existe uma lista de todos os organismos de acreditação reconhecidos?

Sim, o IAF disponibiliza em seu site a lista de todos os países membros e respectivos organismos de acreditação signatários conforme link http://www.iaf.nu//articles/IAF_MEMBERS_SIGNATORIES/4. Nessa lista é possível identificar todos organismos signatários e verificar o reconhecimento de sua certificação.

A QMS é um organismo de certificação acreditado entre em contato e conheça mais sobre nós!

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Webinar do mês

Confira nossos conteúdos ao vivo!

Todo mês ensinamos ao novo gratuitamente, confira e se inscreva!

Nos webinars que você assistir ao vivo, há liberação de um certificado de participação ;)

Logo Q Academy Branco

Cursos online de
Sistemas de Gestão

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

Tratamento de Não Conformidades: Análise de Causa

No universo da gestão de qualidade, um dos aspectos mais cruciais é o tratamento eficaz de não conformidades. A análise de causa é um procedimento indispensável nesse contexto, proporcionando um caminho para evitar sua recorrência. Saiba mais!

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?