Logo QMS Certification Blog
Pesquisar
Como conseguir um selo verde para seu hotel/pousada: Programa Hotel Sustentável

Como conseguir um selo verde para seu hotel/pousada: Programa Hotel Sustentável

O constante crescimento do turismo no Brasil traz também a necessidade de um hotel ou pousada de se diferenciar da sua concorrência e promover práticas mais sustentáveis em suas ações, principalmente para estabelecimentos em pontos altamente turísticos, um programa estruturado para aquisição de um selo verde é uma excelente opção neste processo.

Um programa de hotel sustentável deve ser estruturado de forma que atenda uma referência normativa internacional, bem como conceitos de hotelaria sustentável, nesse sentido o hotel/pousada poderá obter um selo com reconhecimento internacional e garantir assim que suas práticas são reconhecidas por hóspedes, fornecedores e agentes do Brasil e de todo o mundo.

A ISO 14001 com plano de fundo para o selo verde de hotelaria sustentável

A ISO 14001 é a norma mais reconhecida no mundo todo para sistemas de gestão ambiental, esta pode ser usada como base para implementação de um selo verde de hotelaria sustentável, porém é importante salientar que a ISO 14001 somente não trata-se de um selo verde, e sim de uma norma que atesta que a organização certificada mantém um sistema de gestão ambiental ativo, portanto para que o selo verde seja reconhecido é importante que tenha requisitos específicos sobre hotelaria sustentável.

Programa Hotel Sustentável QMS

A QMS como organismo internacional acreditado criou um selo verde para que hotéis e pousada possam buscar uma alternativa viável na obtenção de uma certificação.

O Programa se divide basicamente em três níveis distintos com critérios e exigências diferentes para cada um deles, conforme a seguir:

NÍVEL C – É necessário o atendimento de no mínimo 20% dos requisitos da ISO 14001:2015, bem como atendimento de 30% à 50% dos requisitos específicos para hotelaria sustentável;

NÍVEL B – É necessário o atendimento de no mínimo 60% dos requisitos da ISO 14001:2015, bem como atendimento de 50% à 70% dos requisitos específicos para hotelaria sustentável;

NÍVEL A – É necessário o atendimento completo da ISO 14001:2015, bem como atendimento de no mínimo 70% dos requisitos específicos para hotelaria sustentável. A diferença deste nível é que o hotel/pousada pode obter duas certificações, a certificação ISO 14001:2015 e o Selo Hotel Sustentável NÍVEL A.

QMS Certification

QMS Certification

A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis.

Conteúdo de Sistemas de Gestão toda semana no seu e-mail? Oba!

Assine nossa newsletter e receba nossos posts direto na sua caixa de e-mail.

Guia Completo Acreditação ONA

[Guia Completo] Acreditação ONA

Em 1 de março de 2024 a QMS adquiriu a TS4 Saúde e agora atua como uma instituição acreditadora credenciada (IAC) ONA. Mas afinal, o que é ONA?